Xarope para tosse caseiro: médico ensina receita com beterraba, cebola e cenoura

A tosse é um mecanismo de defesa das vias aéreas, sendo então um sintoma e não a doença, explica o pediatra Flávio Melo. De acordo com o médico, a tosse pode ser desencadeada como reação à agentes agressores ou irritantes das vias aéreas, como o frio, poluição, fumaça de cigarro, entre outros.

No caso de tosse aguda, as causas são as infecções respiratórias virais, como o resfriado comum (mais leve) e a síndrome gripal (mais intensa). Quando acompanhada de febre alta, dificuldade para respirar ou cansaço e abatimento intenso, é frequente que o pulmão esteja afetado e a possibilidade de pneumonia bacteriana demanda mais atenção.

Quando a tosse se torna prolongada, com mais que duas semanas de duração, é possível considerar complicações dos quadros respiratórios agudos, alergias e outras causas mais incomuns, como tuberculose, refluxo, fibrose cística e outras, afirma o especialista.

Em seu perfil no Instagram, além de explicar sobre as possíveis causas da tosse e seus sintomas, o pediatra ainda ensina uma receita de xarope caseiro, feito com ingredientes naturais, que ajuda a aliviar e combater o problema.

Receita de xarope caseiro contra tosse

Ingredientes

  • 50 g de beterraba
  • 20 g de cebola
  • 50 g de cenoura
  • 200 g de açúcar mascavo ou branco

O açúcar pode ser substituído por mel de abelhas, na mesma quantidade, exceto se o xarope for administrado em crianças menores de 1 ano de idade, já que o consumo do alimento não é indicado para a faixa etária.

Modo de preparo

Corte em rodelas a beterraba, as cebolas e as cenouras. Espalhe uma camada de açúcar na superfície de um prato e coloque as rodelas por cima. Siga intercalando plantas e açúcar. Deixe em ar ambiente, em um local protegido, coberto com uma peneira. Na manhã seguinte, passe pelo coador e guarde em recipiente adequado. Conserve na geladeira, retirando o de consumir apenas para dois dias. Válido em geladeira por 30 dias.

Como tomar o xarope

Segundo o pediatra:

Crianças entre 6 meses e 1 ano devem tomar 1/2 colher das de chá do xarope, 3 vezes ao dia.

Entre 1 e 6 anos: 1 colher das de chá, 3 vezes ao dia.

De 6 a 12 anos: 2 colheres das de chá, 3 vezes ao dia.

Pessoas acima de 12 anos podem tomar 1 colher de sopa do xarope, também 3 vezes ao dia.

Os xaropes, pela alta concentração de açúcares, formam uma espécie de filme protetor ao longo das vias aéreas, diminuindo esse efeito de reatividade das vias aéreas, afirma o especialista. A cebola, a beterraba e a cenoura na receita estão relacionadas aos componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a diminuir os sintomas. O mel, por sua vez, reduz a duração da tosse.

https://www.instagram.com/p/Bw-ikpngCW7/

Tosse: causas e tratamentos