Conhecer seu corpo é essencial tanto para identificar se algo está fora da normalidade, mas também para ampliar a compreensão sobre como você reage conforme os processos vivenciados pelo seu organismo.
Assim sendo, existe uma confusão bastante comum entre as mulheres quanto à sua região íntima: qual é a diferença entre secreção e corrimento vaginal? A https://www.instagram.com/p/BqdADodlpwa/” target=”_blank”>ginecologista Luciana Deister nos explica em sua página.
Secreção vaginal e corrimento: como diferenciar?
Secreção vaginal
Trata-se de um fluido natural proveniente de glândulas, da descamação das células vaginais e da flora vaginal, protegendo naturalmente a vagina contra infecções, mantendo o PH e a lubrificação adequada.
A secreção tende a ser incolor ou esbranquiçado, sem cheiro, e com uma textura aquosa ou pegajosa, dependendo da fase do ciclo menstrual da mulher.
Corrimento vaginal
Já o corrimento vaginal costuma ser uma resposta à um processo infeccioso na vagina. O corrimento pode ser amarelado, esverdeado e, em alguns casos, até acinzentado; possui um odor diferente e mais forte que o habitual e pode ser acompanhado de sintomas como: coceira, ardência ou desconforto ao urinar.
Geralmente ocorrem como consequência a processos infecciosos por contato (incluindo relações sexuais desprotegidas), alterações na microbiota vaginal e intestinal (como a candidíase), ou até mesmo pelo uso constante de roupas que abafem a região e propiciem a proliferação de bactérias patogênicas e fungos.
https://www.instagram.com/p/BqdADodlpwa/
Corrimento vaginal
- Como saber se é corrimento vaginal ou outro problema?
- Corrimento x secreção normal: aprenda a diferenciar
- Corrimento vaginal pode ter 16 causas diferentes