Você pode sentar no vaso do banheiro público desde que tome esses cuidados

Saiba como evitar contaminação e outros problemas no seu sistema urinário

Ficar muito tempo fora de casa pode ser sinônimo de um dos maiores incômodos de muitas pessoas: a necessidade de usar um banheiro fora de casa. No caso das mulheres, esse problema tende a ser ainda maior e ser fontes de malabarismos diante do vaso sanitário.

No entanto, embora seja um senso comum, é possível fazer xixi sentada em um banheiro público desde que tome alguns cuidados. Saiba quais:

Cuidados para fazer xixi sentada em banheiro público

(Crédito: gpointstudio/freepik)

Antes de tudo, é importante reforçar que, ao contrário do que se pensa, o contato da pele com o assento sanitário não é, por si só, uma via comum de infecção. Isso porque a mucosa da região íntima não encosta (ou pelo menos não deveria) em nada. Sendo assim, o maior risco de infecções está de fato em não lavar as mãos corretamente e acabar se infectando por via oral.

Ainda assim, é importante checar adotar hábitos de higiene sempre que for usar banheiros públicos. Em casos de shoppings e ambientes de trabalho, é muito comum que haja uma maior rotina de limpeza, o que pode te dar mais tranquilidade de se sentar normalmente. Sente-se apenas com cuidados para evitar tocar a sua região íntima com a superfície.

Caso não se sinta confortável, é recomendado usar papel para forrar o assento ou optar por aqueles protetores descartáveis próprios para esse uso. Levar lenços com álcool ou solução antisséptica na bolsa também é uma boa ideia para limpar a superfície antes de sentar.

Além disso, evitar tocar diretamente em torneiras, maçanetas e descargas também ajuda. Para isso, um pedaço de papel pode ser um ótimo aliado na hora de abrir a porta ou acionar o botão de descarga, por exemplo.

Já em casos mais drásticos como shows e festas, a sugestão é de fato evitar se sentar. O uso de funil urinário nesses casos também pode te ajudar.

Lembre-se de que, apesar de ser uma sugestão, urinar agachada pode prejudicar a musculatura do assoalho pélvico e interferir na eliminação completa da urina. Isso, sim, pode favorecer infecções urinárias.

Saúde íntima