Você gosta de uma pimentinha na comida? Boa notícia: ela ajuda a prolongar a vida

Além de garantir sabor extra às preparações e ser aliada da dieta por acelerar o metabolismo e a queima de gordura, a pimenta ainda pode ser o ingrediente que você precisava incluir no seu cardápio para ter uma vida mais longa.

Pimenta garante longevidade

De acordo com um recente estudo que avaliou as propriedades da pimenta para a saúde, cientistas descobriram que a capsaicina, substância que dá o sabor ardido à pimenta, tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem estar ligadas à prevenção de doenças e, consequentemente, a longevidade.

iStock

A pesquisa analisou dados de 16.179 pessoas e identificou, ao longo de 23 anos, 4.946 mortes. Após controlar idade, sexo, tabagismo, pressão arterial, colesterol, diabetes e outras características, foi avaliado que quem comia pimenta regularmente tinha um risco reduzido de óbito de até 13%.

Os autores do trabalho científico, no entanto, não conseguiram obter informações sobre as quantidades de pimentas que as pessoas comiam. Vale ressaltar ainda que o estudo tem caráter observacional e que nenhuma conexão causal ainda pode ser comprovada.

Saúde do coração