Se você percebeu recentemente que está mais baixa e tem perdido altura, sem apresentar qualquer problema aparente de saúde, saiba que pode sofrer, mesmo sem saber, de uma doença bastante comum, especialmente entre as mulheres: a osteoporose.
Osteoporose pode causar diminuição da estatura

A perda de altura causada pela osteoporose é decorrente de faturas nas vértebras que nem sempre resultam em dores. De acordo com o reumatologista Fábio Freire, as rupturas ósseas têm consequência na postura. Elas geram cifose, que é o aumento da curvatura da coluna, o que cria uma corcunda que reduz centímetros de altura do indivíduo.

Ao contrário do que muita gente acredita, nem sempre as fraturas geram dores intensas, o que faz com que muitos ignorem o problema por acreditar que não é grave.
O que é osteoporose?

Os ossos, diferentemente do que aparentam, são vivos e estão em frequente modificação para se adaptarem às necessidades de cada indivíduo. Essa adequação acontece pela reabsorção do osso e criação de um novo, simultaneamente.
Na osteoporose, há excesso de absorção do osso e redução na formação de um novo. Isso resulta na diminuição progressiva da densidade óssea e no aumento do risco de fraturas.

A doença afeta uma a cada três mulheres acima de 65 anos. Segundo o médico, o índice é alto entre o público feminino porque após a menopausa que ocorre a diminuição dos níveis de estrogênio, hormônio essencial para regular o processo de formação e reabsorção dos ossos.
A osteoporose não ter cura definitiva, mas pode ser controlada através de alternativas eficazes, como medicamentos, reposição hormonal, exercícios físicos e ingestão de cálcio e vitamina D por suplementos ou alimentos.
O que você precisa saber sobre osteoporose
- Especialistas esclarecem alguns mitos e verdades sobre osteoporose
- Probabilidade da osteoporose em mulheres é 3 vezes maior que em homens
- Como prevenir osteoporose? Alimentos e atitudes para evitar o problema