A Vitamina E é fundamental para o corpo humano pelas suas propriedades antioxidantes. É essencial para que as células vermelhas do sangue mantenham-se saudáveis. Protege o organismo do ataque dos radicais livres, e impede que se formem coágulos no sangue. Vale citar que a deficiência desta vitamina provoca anemia.
Esta vitamina é uma das substâncias de maior valor nutricional para o organismo na prevenção de doenças cardiovasculares. Previne o entupimento de veias e artérias, ataques cardíacos, e logo, o risco de morte por essas condições.
Depois de um estudo americano, epidemiologistas alegaram que 1/3 das mortes por câncer podem ser atribuídas a dieta alimentar. E os mesmos profissionais afirmam que a Vitamina E atua como agente protetor das células contra os indutores de tumores malignos que provêm dos alimentos.
Uma cápsula de Vitamina E antes dos exercícios minimiza o impacto do esforço muscular, reduzindo o risco de inflamações ou dores decorrentes de treinos extenuantes.
Também é de suma importância para a saúde e beleza da pele, que diga-se de passagem, pode ser atingida por mais de 2.100 tipos de doenças. Além de oferecer proteção natural, hidrata de dentro para fora, amenizando o impacto do contato com o sol, inclusive, reduzindo cicatrizes. E retarda o processo de envelhecimento.
Cientificamente chamada de tocoferol, que significa trazer à luz, esta vitamina melhora a qualidade do esperma dos homens, e nas mulheres, oferece proteção contra a mastite, e normaliza os hormônios necessários para a reprodução.
Auxilia na prevenção da catarata e da degeneração macular. Deixa os ossos mais saudáveis e em idosos, reduz a gravidade da artrite inflamatória. Tem sido recomendada por médicos alopatas para tratar dores no peito decorrente da angina, para a Síndrome das Pernas Inquietas e para cãibras noturnas. Também ajuda no bom funcionamento dos pulmões.
Como não é produzida pelo organismo humano, pode ser ingerida através de cápsulas, ou obtida em fontes naturais. Veja abaixo quais são as melhores fontes:
- Óleo de gérmen de trigo
- Nozes e sementes
- Gema de ovo
- Vegetais de folhas verdes, como espinafre, alface e nabo
- Azeitonas
- Abacates
- Pimentão
- Kiwi
- Abóbora
- Papaia
- Manga