Virginia cogita tirar silicone dos seios para amenizar dor de cabeça frequente: qual a relação?

por | out 14, 2024 | Saúde

Silicone e dor de cabeça podem, sim, ter uma ligação – e ela ocorre por dois motivos diferentes

Com dores de cabeça frequentes, Virginia pediu a ajuda dos seguidores recentemente. Ao compartilhar as possíveis causas, ela recebeu o conselho de retirar as próteses de silicone que tem nos seios para lidar com o sintoma – mas, afinal, qual a relação entre essas duas coisas?

Entenda abaixo as possíveis ligações entre as mamas, próteses de silicone e sintomas como dor de cabeça.

Virginia cogita tirar silicone para sanar dor de cabeça

Silicone e dor de cabeça
Virginia Fonseca (Crédito: Reprodução/Instagram @virginia)

Usando o Instagram, a influencer Virginia Fonseca reclamou mais uma vez sobre dores de cabeça frequentes. Segundo ela, o problema seria decorrente de tensão muscular na região entre os ombros e o pescoço.

“Eu sou muito travada, muito! E isso faz minha cabeça doer o dia todo. Na parte da manhã e da tarde é sempre mais leve, acredito que é porque ainda não fiquei tensionada! Chega à noite, piora”, desabafou Virginia, afirmando que toma relaxantes musculares com frequência para evitar o problema.

Na sequência, Virginia pediu a ajuda de seguidores sobre a questão, e recebeu uma sugestão inusitada. Uma internauta sugeriu que a influencer tire os implantes de silicone que tem nos seios – e, ela respondeu afirmando que já cogitou.

“O Zé [Felipe] falou disso comigo… Vou atrás de ver sobre”, declarou a influencer, se referindo ao marido, o cantor Zé Felipe.

Silicone e dor de cabeça: qual é a relação?

Silicone e dor de cabeça
Virginia Fonseca (Crédito: Reprodução/Instagram @virginia)

Há duas possíveis ligações entre os seios e dores de cabeça constante. A primeira, já muito estudada, tem relação com o peso das mamas. Segundo estudos, a chamada macromastia (seios excessivamente grandes) pode causar sintomas relacionados à coluna vertebral e à cabeça.

Ter seios muito grandes – sejam eles naturais ou frutos de próteses de silicone em tamanhos grandes – tensiona os músculos das costas. Isso pode causar dores no pescoço, nos ombros e na cabeça. Além disso, o peso excessivo também pode gerar quadros de cifose (tipo de deformação da coluna).

Isso, no entanto, é mais comum no caso de mamas realmente muito grandes, e as pacientes tendem a sentir esses e mais desconfortos relacionados aos seios durante anos.

Doença do silicone: dor de cabeça e outros sintomas

Silicone e dor de cabeça
Próteses de silicone para os seios (Crédito: nensuria/Freepik)

Outra possibilidade é o que se conhece popularmente como doença do silicone ou siliconose. Ainda que não seja reconhecida como um diagnóstico fechado, estudos e especialistas em todo o mundo já reuniram evidências de uma possível resposta autoimune ou inflamatória aos implantes de silicone.

Casos de doença de silicone englobam os mais variados tipos de próteses. Além disso, elas não precisam ter se rompido para que os sintomas se manifestem. A condição, que é uma espécie de “rejeição silenciosa”, pode causar uma gama enorme de sintomas que inclui:

  • Fadiga crônica;
  • Dores musculares;
  • Dores articulares;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Dores de cabeça.
Virginia Fonseca (Crédito: Reprodução/Instagram @virginia)

A dor de cabeça, inclusive, é um sintoma bem comum da doença do silicone. Um estudo de 2022, por exemplo, relacionou o sintoma aos implantes a partir tanto do descarte de outros diagnósticos por eliminação, quanto a partir do explante (retirada do silicone). A dor de cabeça constante da paciente, que havia começado seis meses após o implante, passou logo após o explante.

Diante de suspeitas de siliconose, indica-se buscar um médico que tenha expertise em casos do problema, visto que ele ainda é pouco estudado. Alguns clínicos gerais, cirurgiões plásticos e reumatologistas que já atenderam outras pacientes com o problema podem ter maior facilidade de diagnosticá-lo.

Saúde