Responsável por um surto global, a varíola dos macacos não costuma causar quadros graves a longo prazo. No entanto, alguns estudos apontam que a doença pode estar associada ao desenvolvimento de problemas de visão e inflamações no cérebro.
Varíola dos macacos: complicações incluem cegueira e encefalite
Segundo a Organização Mundial da Saúde, algumas complicações da varíola dos macacos incluem infecções secundárias, como:
- Broncopneumonia
- Sepse
- Infecção da córnea e cegueira
- Encefalite
Mesmo com dados escassos, um estudo publicado no periódico científico International Journal of Infectious Diseases, mostrou que a conjuntivite, inflamação da membrana do olho, foi identificada em 23% dos pacientes infectados por varíola dos macacos entre os anos de 2010 e 2013, no Congo, na África.
Por meio de análises de amostras positivas em laboratórios, os cientistas detectaram que a maior parte das pessoas que apresentaram conjuntivite como complicação foram crianças do sexo masculino com menos de dez anos de idade.
A pesquisa afirma que isso acontece quando o vírus tem contato direto com os olhos. Um exemplo disso seria quando uma pessoa coça as feridas causadas pela doença, e então leva as mãos até os olhos.
Outro estudo, publicado na revista científica National Library of Medicine, observou casos de cegueira decorrentes da varíola dos macacos. Os cientistas analisaram 388 pacientes do Zaire, atual República Democrática do Congo, entre 1981 a 1986, dos quais 245 foram infectados por animais, e 95 por outros seres humanos.
Os resultados mostraram que 10% dos infectados por animais desenvolveram problemas de visão mais graves, como cegueira, enquanto a transmissão por humanos teve uma taxa de incidência de apenas 5%.
Outra complicação que pode acontecer graças ao quadro da varíola dos macacos é a encefalite, uma inflamação do cérebro e do tronco cerebral gerada como complicação de infecções virais.
Um estudo, também hospedado na National Library of Medicine, analisou uma família composta por dois adultos e uma criança.
Os pais apresentaram apenas sintomas comuns, como bolhas na pele, febre e dores de cabeça. Já a criança acabou desenvolvendo encefalite.
Ainda não há dados concretos sobre a incidência da encefalite em pessoas que contraíram a varíola dos macacos, mas a OMS afirma que trata-se de uma condição rara, e que atinge crianças na maioria dos casos. Os principais sintomas dessa complicação envolvem sonolência, confusão mental, dores de cabeça intensas e déficits motores.
Varíola dos macacos: Informações importantes
Diante do aumento expressivo de casos da varíola dos macacos, entenda gravidade e risco de mortalidade
Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil: como reconhecer a doença
Varíola dos macacos é confirmada em 3 crianças no Brasil: reconheça sinais, que confundem com catapora