Fim de ano é sinônimo de férias para muitas pessoas, principalmente para aquelas que têm filhos pequenos. Sair da rotina significa fazermos atividades que não estamos acostumados, resultando, muitas vezes, em dores no corpo e até lesões.
Leia também:
Conheça as dores que MAIS atingem as mulheres no fim de ano e como se livrar delas
6 coisas que você faz errado e que detonam a saúde da sua coluna
Por que fazer exercício só de fim de semana é perigoso?
Torsões ao jogar frescobol na praia, mau jeito nas costas por carregar malas e mochilas pesadas e aquele escorregão na beira da piscina são alguns dos imprevistos que podem surgir no meio do caminho. Veja como evitar os principais acidentes do período. Lembrando sempre que as crianças merecem atenção redobrada.
Como evitar lesões nas férias
– Ao fazer trilhas ou caminhadas, use sempre roupas confortáveis e um tênis adequado. Chinelo ou qualquer outro calçado que não ofereça firmeza ao pé pode fazer com que você se desequilibre, caia ou sofra uma torsão;
– Sempre que precisar pegar um objeto pesado, agache e suba o corpo inteiro. Assim o trabalho de levantar o peso fica por conta das pernas e não da coluna;
– Se precisar carregar uma mochila por muito tempo, certifique-se de que a carga não ultrapasse 10% do seu peso corporal;
– Em casa, fique atenta para não deixar o piso molhado. Isto pode ser um perigo para adultos e, principalmente, para idosos e crianças;
– Quando seu filho for realizar alguma atividade, veja se é compatível com a idade e tamanho dele. Ao usar bicicleta, skate ou patins, por exemplo, capacete e joelheiras são indispensáveis para evitar pancadas fortes.

Tratamento para dor
Mesmo com esses cuidados, uma dorzinha ou lesão podem surgir sem aviso. Para impedir que esse tipo de problema atrapalhe as suas férias, a dica é se prevenir antes de sair de casa. Os tradicionais analgésicos costumam ser a primeira opção, mas vale também investir em tratamentos não medicamentosos e muito eficientes.
Para algumas lesões ou dores do tipo muscular, recursos como bolsas de água quente ou fria e até mesmo acupuntura mostram-se bastante eficientes. Porém, nem sempre temos acesso rápido e fácil a estes tratamentos. Principalmente, quando estamos fora das nossas cidades, curtindo novas paisagens.
Uma opção interessante e ainda pouco conhecida para aliviar a dor, está no uso da neuroestimulação. Tanyx é o primeiro aparelho portátil para aplicar na pele e sobre o local da dor, descartável e autoaplicável ele utiliza pulsos elétricos para promover o alívio da dor. Ele foi desenvolvido com a tecnologia TENS (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea), largamente utilizada por médicos e fisioterapeutas para recuperação muscular e analgesia.

“Tanyx aumenta a produção de substâncias que nos dão bem-estar, como serotonina e noradrenalina. Os estímulos da dor ficam omitidos pelos pulsos da tecnologia TENS”, explica a Doutora Gabriela Rocha Lauretti, chefe do Departamento de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.
Com apenas 20 minutos de aplicação já é possível sentir os benefícios do tratamento. O dispositivo autoaplicável age de três formas: corta o sinal da dor que vai ao cérebro, estimula a liberação de endorfinas pelo organismo e promove um efeito analgésico no local da dor, que permanece mesmo após o uso do dispositivo.
Vale lembrar que Tanyx deve ser usado como um paliativo. Apenas um médico é capaz de dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada caso. Portanto, aproveite ao máximo suas férias, sem abusar do seu organismo e atente para as dores que podem sinalizar que algo não vai tão bem.