Vacina para alergia realmente funciona: médica alergista explica como age

As alergias são reações anormais do sistema imunológico a alguma substância externa, que podem se manifestar na pele, no sistema digestivo ou nas vias respiratórias. Uma das formas de tratamento é a imunoterapia, que consiste na aplicação contínua de vacinas. Mas será que adianta?

Como funciona a vacina contra alergia?

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, o tratamento consiste na aplicação do alérgeno ao qual o paciente é sensível em doses crescentes durante um período de tempo que pode chegar a três anos.

A imunoterapia com alérgenos foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única medida capaz de alterar a evolução natural das alergias respiratórias e prevenir o surgimento de asma em crianças com rinite alérgica.

Vantagens da vacina

Como observa a alergista e imunologista Paula Quadros em post publicado no Instagram, os resultados da imunoterapia dependem da indicação médica correta, pois a vacina será elaborada com o alérgeno específico de acordo com o grau de sensibilidade de cada um.

Quando aplicada corretamente, é um tratamento eficaz e seguro para alergias respiratórias como asma e rinite, além de conjuntivite alérgica, dermatite atópica e alergia a veneno de insetos.

“A imunoterapia modifica algumas respostas do sistema imunológico e o paciente passa a tolerar melhor o alérgeno que antes desencadeava a reação. Essa tolerância permanece por alguns anos, mesmo após a descontinuação da vacina”, destaca a alergista.

https://www.instagram.com/p/BxN26Fpjegm/

Tratamento de alergias