Uso medicinal da camomila

por | jun 30, 2016 | Saúde

O uso medicinal da camomila pode ser aplicado para condições internas e externas no organismo. Esta pode ser tida como uma das ervas mais versárteis quando se fala em tratamento natural. Há 3 tipos de tratamentos onde é considerada mais eficaz. Na pele, como anti inflamatório, para infecções comuns, e também como anti-espasmódico para distúrbios que afligem o trato estomacal, como a indigestão, ou dores.

Uso do chá, cápsulas e óleo essencial

Poderá beber um chá diariamente, ou cápsulas de camomila, para tratar flatulência, cólicas menstruais, diarreia, febre, congestão, resfriados, náuseas, insônia, estresse, vômito, nervosismo, má digestão, ou cólicas estomacais. Para bebês, o chá é útil contra as dores provocadas pelo início da dentição, ou cólicas.

Quando a condição atinge a área externa do corpo, é recomendado fazer um emplastro com as flores, frescas, ou secas. Junte uma quantidade que encha a palma da mão, acrescente um pouquinho de água e de aveia (somente para dar consistência), e triture, ou bata num pilão. Esse preparado é eficaz contra irritações, infecções, úlceras na pele, e até mesmo queimaduras. É, ainda, um excelente remédio natural para hemorróidas e cistite.

Em situações mais graves, como eczema, pode-se fazer de 2 a 3 aplicações diárias, massageando o local afetado com o óleo essencial. Outra forma, é preparar um banho com as flores frescas. Envolva-as numa gaze e vá molhando na água quente, enquanto massageia a pele que requer tratamento.

Aqueles que sofrem com sinusite, asma, reações alérgicas, ou disfunções respiratórias, podem colocar algumas gotas do óleo essencial num inalador de vapor, e utilizar este método pelo menos 3 vezes na semana.

Por sua cor, a camomila também é bastante usada por aqueles que querem clarear, ou dar um efeito mais luminoso aos cabelos. Leve 2 mãos cheias de flores para ferver por alguns minutos em meio litro de água. Desligue o fogo, tampe e espere esfriar. Enxágue o cabelo já limpo com este chá, e deixe descansar por 20 minutos, 3 vezes na semana. É uma maneira natural e barata de manter, ou de clarear os fios de cabelo.