Apesar de ser motivo de incômodo para muita gente, a umidade na região intima é completamente natural e está relacionada às secreções que as mulheres produzem todos os dias. “Desde a primeira menstruação até a menopausa, as mulheres vão produzir secreção vaginal e sentir suas calcinhas úmidas. Isso é normal e não deve ser motivo de vergonha”, afirmou a ginecologista Carolina Ambrogini, no evento “Entre Amigas”, promovido por CAREFREE®.
Porém, conhecer todas as fases da secreção vaginal e saber diferenciá-la do corrimento – que é uma disfunção e deve ser tratada – é fundamental para cuidar bem da sua região vaginal e manter a saúde íntima em dia. Confira as fases da secreção e quando sua mudança é um sinal de alerta:
Diferença entre secreção vaginal e corrimento

A secreção vaginal é liberada diariamente pelo corpo da mulher e é produzida por bactérias do bem que atuam na flora vaginal para combater os micro-organismos que causam infecções. Ela é completamente natural e seu aspecto muda de acordo com o ciclo ovulatório da mulher. Ela não coça, não arde e nem cheira mal.
Já o corrimento pode estar relacionado a alguma infecção ou doença vaginal e deve ser tratado. Além das secreções ficarem amarelas ou esverdeadas, ele pode causar desconforto nas relações sexuais e dificuldade para urinar. Caso você perceba alguns desses sintomas, procure rapidamente um ginecologista.
Fases da secreção vaginal normal
Pós-menstruação
A secreção costuma diminuir bem depois do término da menstruação. Em alguns casos, a calcinha fica praticamente seca.
Ovulação: aspecto de clara de ovo
Nesta fase, quando a mulher está se aproximando do seu período fértil, a tendência é que a secreção aumente e se assemelhe a clara de ovo, já que o muco da ovulação dá uma consistência mais fluída à secreção.
Pós-ovulação: aspecto de amido de milho
No final do ciclo ovulatório, a secreção continua frequente e ganha um aspecto mais pastoso e com pequenos coágulos, como amido de milho molhado.
Pré-menstruação
Quando a próxima menstruação se aproxima, geralmente, a secreção volta a se tornar mais fluída e líquida.
Gravidez e uso de pílula
As mulheres que usam pílula ou qualquer outro método contraceptivo hormonal não têm ovulação, por isso, a secreção sempre igual à segunda fase, espessa e esbranquiçada (ou amarelinha). O mesmo vale para as gestantes, mas em maior quantidade.

Carefree tododia flexi é um protetor diário que se adapta a todos os tipos de calcinha e proporciona sensação de frescor o dia todo. É respirável, não abafa, absorve a transpiração e a umidade da área íntima e pode ser usado todos os dias.Experimente por 21 dias e comprove!