Se homens baixinhos já sofrem com piadas constantes e muitos até mesmo têm dificuldade em arrumar uma parceira “à altura”, podem então adicionar mais um item pouco animador relacionado à baixa estatura: maior probabilidade em ficar careca.
Homens baixos têm mais chances de ficar carecas
Pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, descobriram por que homens baixos têm maior tendência a ficar carecas. Eles conseguiram identificar 63 alterações no genoma humano que aumentam o risco de queda prematura de cabelo, além de conexões entre a condição e outras doenças e características – como a redução do tamanho do corpo.
A conclusão vem da obtenção de dados recolhidos em análises de 11 mil homens com calvície prematura e 12 mil que não tinham experimentado qualquer queda de cabelo. Os achados também confirmam a ligação entre a perda de cabelo e um risco aumentado de câncer de próstata.
O estudo ainda conseguiu observar relação entre cor clara da pele e aumento da densidade óssea, que poderia indicar que homens que sofrem com perda de cabelo são mais capazes de usar a luz do sol para sintetizar a vitamina D.
De acordo com os pesquisadores, homens com perda prematura de cabelo não precisam se preocupar com o fato de alterações no genoma indicarem probabilidade ao câncer, pois os riscos da doença só aumentam ligeiramente e que mais estudos são necessários para melhor compreensão da condição.
Saúde do homem
- Como é o câncer de mama nos homens? Entenda as diferenças
- 5 fatos sobre câncer de próstata que todos os homens deveriam saber
- Por que alguns homens sentem dor nos testículos?