A tireoide é a glândula responsável por coordenar a velocidade do metabolismo e o gasto calórico do nosso corpo. Ela consegue isso pela produção de hormônios tireóideos, que percorrem todo o organismo pelo sangue e “dizem” ao corpo quão rápido trabalhar e usar energia.
A tireoide ainda atua no crescimento e desenvolvimento do ser humano e influencia no peso, memória, concentração, humor, ciclo menstrual e na fertilidade. Não é à toa que qualquer problema relacionado à glândula pode provocar diversas alterações no organismo
Problemas da tireoide

Duas situações determinam as possíveis disfunções na tireoide: a glândula tireoide pode produzir hormônio demais (hipertireoidismo), fazendo o corpo usar energia mais rápido do que deveria, ou produzir pouco hormônio (hipotireoidismo), fazendo o corpo usar energia mais lentamente do que ele deveria. A glândula também pode sofrer inflamações (tireoidites) ou aumentar de tamanho (bócio).
#1 Hipertireoidismo
O hipertireoidismo consiste no excesso de hormônio tireoidiano no sangue, quadro que faz o corpo ficar acelerado. Como conseqüência, o organismo trabalha mais rápido do que o normal.
Sintomas do hipertireoidismo
Segundo a médica Dra. Evelyn Eisenstein, os principais sintomas são aumento da freqüência cardíaca, nervosismo, fraqueza muscular, tremores nas mãos, perda de peso, queda de cabelo, pele mais espessa, diminuição do fluxo menstrual e bócio. Conforme a especialista, os sintomas do hipertireoidismo raramente ocorrem todos juntos. Entretanto, se mais de um sintoma se manifestar o ideal é procurar um médico.

#2 Hipotireoidismo
Ao contrário do hiper, o hipotireoidismo faz com que o corpo trabalhe devagar porque há pouco hormônio tireoidiano no sangue. Desta forma, o gasto calórico é lento e o metabolismo desacelerado. Existem diferentes causas para a doença e a tireoidite de Hashimoto pode ser uma delas.
Sintomas do hipotireodismo
Os principais sintomas da doença são diminuição na freqüência dos batimentos cardíacos, cansaço ou frio acentuado, falta de memória, dificuldade de concentração, ganho de peso, rouquidão, infertilidade, eliminação de leite nas mamas, baixa estatura em crianças e, em alguns casos, bócio.

#3 Tireoidite
De acordo com a endocrinologista Dra. Verônica Brito Alves, a tireoidite é uma inflamação da glândula tireoide e é a causa mais comum do hipotireoidismo. O tipo de tireoidite visto com mais freqüência é a tireoidite de Hashimoto, uma doença auto-imune indolor do sistema imunitário que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afeta cerca de 5% da população adulta.
Ainda conforme a médica, a tireoidite de Hashimoto é causada pela produção de certos anticorpos contra a tireoide provenientes do sistema imunitário que danificam a glândula e retiram-lhe a capacidade de produzir hormônio suficiente.

#4 Bócio
Verônica explica que o bócio é um aumento anormal de tamanho na região do pescoço, causado por uma tireoide crescida. A causa mais comum de bócio é a falta de iodo, elemento que a tireoide usa para produzir seus hormônios.
Consequências dos problemas na tireoide

#5 Alterações de disposição
Enquanto o hipotireoidismo faz com que as pessoas se sintam sempre fadigadas e constantemente com vontade de dormir, o hipertireoidismo é o responsável por problemas de insônia e inquietação.
#6 Mudança de humor
As alterações do hormônio produzido na glândula tireoide podem também influenciar no humor do paciente, assim como alteram sua disposição. Quem sofre com o hipotireoidismo está mais disposto a ficar deprimido, enquanto a irritabilidade é um dos sintomas do hipertireoidismo.
#7 Depressão ou ansiedade
Em alguns casos, as mudanças de humor podem ir além e estar associadas a problemas emocionais mais sérios, como é o caso do surgimento da depressão e da ansiedade.
Desequilíbrio hormonal
- Se seus hormônios estiverem bagunçados, corpo dará alguns desses 12 sinais
- 7 sinais de desequilíbrio hormonal
- De olho nos hormônios!