Tratamentos com chá de Ipê Rosa

Os tratamentos com chá de Ipê Rosa inclue o alivio de gripe, combate à psoríase e até o alívio da condição de quem sofre com a AIDS.

O chá é feito com a parte interna da casca retirada do caule desta variedade de Ipê. Este é conhecido como o “Chá dos Incas”.

É um remédio natural tradicional não só no Brasil, mas em quase toda a América Latina, em países como Paraguai e Argentina.

É um chá terapêutico, feito a partir desta árvore que chega a atingir 30 metros, ter até 700 anos, sendo muito comum na região do Cerrado brasileiro.

É rico em vitaminas e em minerais, como o magnésio, o ferro, manganês, cálcio e iodo, bário e boro, entre outros.

Pode ser usado como um antibiótico natural muito potente, tendo, inclusive, propriedades anti câncer. Estudos indicam que melhora a qualidade do sangue e a qualidade da medula óssea.

Beber este chá todos os dias propicia um sistema imunológico forte. Diminue as chances de se contrair diabetes, artrite, infecções na bexiga e problemas gastrointestinais.

Trata problemas respiratórios, gripes e resfriados. Pode ser usado para curar irritações na pele, queimaduras e psoríase.

É indicado para osteomielite, doença de Parkinson, lúpus e infecções fúngicas vaginais.

Por outro lado, não se pode exagerar no consumo. Dependendo do organismo, existe a possibilidade de efeitos colaterais. Entre estes está a náusea, diarréia, tonturas e até anemia.

Em cada região existe uma maneira especial para prepará-lo. A mais comum é o uso de 2 colheres de chá de casca de árvore misturadas num 1 litro de água fervente. Deve-se deixar ferver por cerca de 10 minutos, deixando em infusão por mais meia hora.

Este chá pode ser armazenado na geladeira por até uma semana, sem perder suas propriedades medicinais.