Tratamento da asma: STOP é sigla que indica como deve ser o controle da doença

A asma é uma doença provocada por fatores alergênicos que desencadeiam a inflamação das vias aéreas pulmonares e aumentam a produção de muco. Essa alteração causa o estreitamento da passagem de ar, dificultando sua circulação pelo pulmão, o que provoca a sensação de sufocamento, um dos principais sintomas da condição.

De acordo com Ricardo Queiroz, alergista do Grupo São Cristóvão Saúde, a asma é uma doença que não tem cura, mas quando tratada corretamente por meio de terapia medicamentosa, pode ser controlada e ter seus sintomas minimizados.

Como controlar a asma

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de realizar o tratamento corretamente, o relatório das Iniciativas Globais para a Asma (Global Iniciative for Asthma – GINA) lançou o tema Pare a Asma (S.T.O.P. for Asthma), cuja palavra em inglês representa uma sigla, indicando os quatro passos para o controle da doença:

  • Sintomas a avaliar
  • Testar a resposta obtida com medicação e controle ambiental
  • Observar e avaliar o paciente de forma contínua
  • Proceder o ajuste ao tratamento e às medidas de controle ambiental

A sigla S.T.O.P traz, de forma simplificada, as principais medidas que devem ser tomadas após o diagnóstico ser efetuado. Elas incluem a identificação dos fatores externos que desencadeiam o processo inflamatório e o uso de broncodilatadores. Esses remédios, ao serem aspirados, promovem o relaxamento dos músculos pulmonares e normalizam o fluxo de passagem do ar, explica o alergista.

Parte do problema relacionado ao controle da doença se dá pelo fato de que muitos pacientes ignoram os sintomas brandos da asma, procurando auxílio médico somente quando o quadro já está avançado.

Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) apontam que 47% das pessoas diagnosticadas com asma não utilizam a medicação de forma regular e 73% delas não seguem todas as orientações médicas para o controle da doença, o que pode agravar o problema.

Asma: sintomas e diagnóstico

Os principais sintomas que caracterizam uma crise de asma são: dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse seca, respiração rápida e curta, dor no peito e falta de fôlego depois de praticar exercícios.

Segundo o médico, o diagnóstico da asma é clínico, ou seja, é feito por meio da identificação dos sintomas, mas caso seja necessário, o médico pode pedir um exame chamado Prova de Função Pulmonar para eliminar qualquer dúvida existente sobre o diagnóstico.

Asma: sintomas e tratamentos