Em casa, é comum as pessoas reaquecerem as sobras de alimentos para novas refeições. Isso inclui o arroz. O problema é que estes grãos podem ter bactérias chamadas Bacillus cereus, que sobrevivem a alguns processos de cozimento. E estes microrganismos causam diarreia, vômitos, dor de estômago e complicações graves como uma intoxicação alimentar.
Maneiras seguras de requentar arroz
Não há nenhum problema em requentar o arroz, mas é preciso ficar atento na maneira como o alimento foi armazenado antes do novo aquecimento. Quando o arroz esfria, as bactérias Bacillus cereus podem se proliferar nos grãos. Por isso, não é bom deixá-los fora da geladeira por muito tempo depois de cozido.
Para não correr o risco de comer arroz contaminado, veja algumas atitudes simples que ajudam no dia a dia:
Lave as mãos – Lave sempre bem as mãos antes de preparar e cozinhar os alimentos. Além disso, mantenha separados os utensílios usados para cortar carnes cruas.

Sirva o arroz após o cozimento – A dica é fazer pequenas porções de arroz todos os dias e servir imediatamente após o cozimento ou aquecimento. Não deixe que o arroz fique fora da geladeira por mais de uma hora após ficar pronto ou depois de ser requentado. Se permanecer mais de 2 horas, deve ser descartado.
Resfrie as sobras rapidamente – Não espere muito tempo para resfriar o arroz: divida o alimento em recipientes rasos, selando com uma tampa. E não deixe o arroz na geladeira durante semanas: é importante lembrar de descartar as sobras após 3 ou 4 dias.
Dicas para preparar arroz em casa
- Rita Lobo ensina arroz perfeito e soltinho
- Como fazer arroz branco soltinho? 5 dicas para nunca mais errar
- Arroz soltinho com vinagre ou limão: veja dicas para acertar no ponto