Apesar de ser um problema bastante comum entre adultos e crianças, a dor de garganta ainda pode parecer misteriosa para muitos e, não raro, ter suas causas, sintomas e tratamentos cercados de mitos e conceitos equivocados. Conheça o que é ou não verdade sobre os problemas de garganta e surpreenda-se:
Dor de garganta: mitos e verdades
Sair de um ambiente frio para outro quente aumenta a dor
Mito. Uma simples mudança de temperatura ou friagem não são capazes de deixar o corpo doente ou piorar uma condição de dor de garanta. O que pode acontecer, no entanto, é que permanecer em um lugar muito frio, sem a proteção de um agasalho, faz com que o organismo fique mais exposto a vírus e bactérias por causa da baixa resistência que o corpo sofre.

Tomar sorvete potencializa a dor de garganta
Verdade. Tomar bebidas geladas ou sorvetes não provocam a dor de garganta, mas podem sim aumentar o incômodo, pois a baixa temperatura que entra em contato com a irritação da região dificulta o processo de chegada de células de defesa que tratariam o problema. Em caso de piora no desconforto a pessoa pode aliviar os sintomas com pastilhas.
Gargarejo com água, sal e vinagre alivia a dor
Mito. É preciso ter sempre muito cuidados com soluções caseiras que passam de geração para geração, sem qualquer base ou indicação médica. A mistura de água, sal e vinagre além de não aliviar a dor pode agravar o problema, pois interfere no pH da região, piorando a infecção. Mel, limão e gengibre são paliativos e somente minimizam o desconforto, sem promover uma cura da condição.

Dor de garganta pode ser contagiosa
Verdade. Por poder ser causada por vírus e bactérias a dor de garganta pode passar de uma pessoa para outra, especialmente em ambientes fechados, sem ventilação e com grande lotação.
BENALET® é alívio rápido e prolongado da dor de garganta. Confira mais no site da marca.