Tomar chá 3 vezes por semana reduz risco de doença cardíaca, descobre estudo

Beber chá regularmente pode diminuir riscos de doenças cardíacas e mortes por todas as causas, descobriu um recente estudo realizado pela Academia Chinesa de Ciências Médicas de Pequim, na China. Os dados foram divulgados no European Journal of Preventive Cardiology.

De acordo com a pesquisa, pessoas que consomem chá 3 vezes por semana já apresentam redução de 56% das chances de sofrer de problemas cardiovasculares.

Chá verde diminui risco de derrames

O trabalho científico acompanhou 100 mil pessoas, que foram divididas em dois grupos: os que bebiam chá regularmente (ao menos 3 vezes por semana) e os que consumiam pouca ou nenhuma quantidade da bebida.

Os voluntários avaliados não apresentavam histórico de ataque cardíaco, derrame ou câncer.

iStock

Os cientistas observaram que a ingestão de chá verde (boa fonte de polifenóis) estava associada a riscos 25% menores de doenças cardíacas, derrames e morte por outras causas. Os participantes que consumiam chá preto, no entanto, e não tiveram benefícios significativos.

Uma das possibilidades, segundo o estudo, é o fato de que o chá verde não é fermentado como o preto. A fermentação poderia tornar os antioxidantes menos eficazes.

A frequência com a qual o chá é consumido tem significativo impacto nos benefícios, pois os polifenóis não ficam armazenados no corpo por muito tempo. Beber chá regularmente, portanto, é fundamental para garantir efeito cardioprotetor.

Benefícios do chá verde para a saúde e a dieta