Se você decidiu abandonar o pãozinho francês para investir em uma alimentação mais saudável, com certeza, já se pegou parada por minutos em frente à prateleira de pães tentando decidir qual é a melhor opção: o pão light, integral ou com grãos?
À primeira vista, eles parecem iguais, mas a tabela nutricional de cada um é bem diferente e merece atenção. Quanto maior a quantidade de fibras e menor o número de sódio e gorduras saturadas, por exemplo, melhor. Para facilitar a vida de quem sofre na hora de escolher o melhor tipo de pão, listamos as características de cada um deles. Confira:
Diferenças entre os pães
Integral
Indicado na maioria das dietas por ser mais nutritivo que o pão branco, que é composto apenas de farinha refinada e pobre em fibras e nutrientes, o pão integral é rico em fibras e proporciona maior sensação de saciedade.
O problema é que nem todo pão integral é composto, majoritariamente, por farinha integral. Antes de comprar, fique de olho na embalagem: se nos ingredientes aparecer a farinha de trigo comum (enriquecida com ferro e ácido fólico) na frente da integral, é sinal de que a porcentagem de massa branca é maior.
Pães que apresentam mais farinha integral em sua composição costumam ter, a cada duas fatias, 13% da quantidade de fibras que um adulto deve consumir por dia. Algumas marcas apresentam ainda mais benefícios, com 13 gramas de grãos inteiros por porção³. Também são livres de gorduras trans, aquelas responsáveis pelo aumento de gordura localizada e pelo bloqueio na produção de gorduras saudáveis no corpo.
Zero
Os pães light podem ser encontrados nas formas tradicional ou integral e apresentam menos calorias do que sua versão tradicional. O pão integral normal, por exemplo, possui 113 kcal, a cada 50 g, enquanto sua versão light tem apenas 105 kcal e menor quantidade de gordura¹. A quantidade de açúcares dos pães zero também é bem menor do que a de suas versões tradicionais.
Com grãos
Os pães com grãos, na maioria das vezes, também são feitos com farinha integral e possuem em sua composição diversos tipos de grãos. A variedade é imensa, existem pães com até 12 tipos de grãos diferentes como, por exemplo, linhaça dourada, gergelim, granola, girassol, quinoa, cevada, entre outros.
Esses pães costumam apresentar mais nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas e fibras, do que os outros. Seu valor calórico também é um pouquinho maior, mas acabam compensando graças aos seus benefícios. A cada 50 g, você consome 122 kcal, contra 113 kcal do pão integral². A quantidade de grãos inteiros também é bastante superior. Duas fatias de pão 12 grãos têm 23 gramas de grãos.
¹ Pão Integral e Pão Integral Zero, da Bimbo.
² A comparação dos valores nutricionais do pão integral e o pão 12 grãos Vitagrão, da Pullman.
³ Referência: Pão Integral, da Pullman.
Feitos com farinha integral, os pães integrais da Pullman são fontes de fibras e contribuem para o bom funcionamento do organismo. A linha de pães especiais também conta com os Pães Vitagrão, que são feitos com diversos grãos em sua composição, e com os Pães Zero, com o valor de calorias reduzidas.