Apesar de bastante comum, a queixa sobre uma dor de cabeça tem significativo impacto físico, emocional e social, já que a condição pode ser debilitante, causar grande mal-estar e atrapalhar o dia a dia e o trabalho de quem sofre constantemente com o problema.
Dor de cabeça: o que é
Dores de cabeça podem ser resultados de diversos problemas de saúde e apresentar gravidades e intensidades muito variadas. De acordo com informações do Hospital Sírio-Libanês, a cefaleia pode ser primária ou secundária.
![](/wp-content/uploads/migration/dor-de-cabeca-0219-1400x800.jpg.jpg)
A dor de cabeça primária é aquela que não está relacionada a nenhuma outra doença, enquanto que a secundária pode ser reflexo de condições como sinusites, meningites, hemorragias e tumores cerebrais, por exemplo. Ou seja: dor de cabeça, definitivamente, não é tudo igual.
Tipos de dor de cabeça
As cefaleias podem ter diferentes intensidade e duração e afetar áreas variadas da cabeça. Reconhecer os sintomas e os tipos de dor de cabeça é, portanto, fundamental para descobrir as causas do desconforto e para conhecer o melhor tratamento para garantir alívio.
Cefaleia
Tipo mais comum e simples de dor de cabeça, a cefaleia é caracterizada por dor local, geralmente na região dos olhos, que causa incômodos intensos, constantes e pulsantes. A cefaleia tradicional é facilmente aliviada com medicamentos analgésicos e seu desconforto tende a desaparecer em cerca de 30 minutos.
![](/wp-content/uploads/migration/ressaca-dor-cabeca-0219-1400x800.jpg.jpg)
Dor de cabeça tensional
A cefaleia tensional pode ser aguda ou crônica e é resultado da tensão muscular cervical e ao redor do crânio. De acordo com Julio Pereira, neurocirurgião da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a dor pode acometer os dois lados da cabeça e é similar a um peso ou aperto de intensidade leve ou moderada.
Insônia, cansaço excessivo, irritabilidade e sensibilidade a luzes e ruídos são alguns dos sintomas associados à cefaleia tensional, que pode se manifestar na nuca, testa ou na parte de cima da cabeça.
Enxaqueca
Bem mais complexa que uma cefaleia tradicional ou tensional, a enxaqueca é um distúrbio neurovascular caracterizado por dor unilateral, latejante e de intensidade média a forte que pode vir acompanhado por uma série de sintomas como náuseas, visão turva, tonturas, entre outros.
![](/wp-content/uploads/migration/homem-dor-cabeca-1218-1400x800.jpg.jpg)
Os sintomas da enxaqueca normalmente são apresentados cerca de 24 horas antes de uma crise, podem durar de 72 horas a 15 dias e não são aliviados com medicamentos analgésicos comuns.
A condição merece atenção e cuidados extras, já que, além de provocar dores mais intensas, pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Tratamentos
![](/wp-content/uploads/migration/enxaqueca-dor-cabeca-1218-1400x800.jpg.jpg)
Em casos de dores de cabeça ocasionais e brandas, o tratamento para alívio do desconforto pode ser feito com analgésicos comuns. No entanto, é importante ressaltar que o abuso de remédios do gênero, sem orientação médica, pode levar a efeitos contrários e provocar cefaleia crônica, alerta o médico Rodrigo Thomaz, neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
Para solucionar crises de cefaleia, além de analgésicos, o médico pode receitar anti-inflamatórios e, no caso de enxaqueca, medicamentos triptanos.
![](/wp-content/uploads/migration/mulher-dor-cabeca-0818-1400x800.jpg.jpg)
Pacientes que experimentam mais de três crises de dor de cabeça por mês devem apostar em uma abordagem profilática, com o objetivo de evitar que o desconforto apareça. Nesses casos, são administrados, em doses baixas, antidepressivos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos e antivertiginosos.
Para prevenir o surgimento de dores de cabeça é importante descobrir e evitar elementos que funcionam como gatilho da dor. Tabagismo, sedentarismo, estresse e má alimentação, por exemplo, são alguns fatores que podem favorecer o aparecimento de cefaleias.
O que você precisa saber sobre dor de cabeça
- Dor de cabeça persistente: quando ela se torna grave e indica ida ao médico?
- Suas enxaquecas podem indicar algumas destas coisas sobre a sua saúde
- Não confunda enxaqueca com dor de cabeça: isso pode ser muito perigoso