Em busca de encontrar alguma relação entre pílula anticoncepcional e câncer de mama, os pesquisadores do National Cancer Institute, nos Estados Unidos, acabaram achando uma ligação muito mais importante do que esperavam. O estudo publicado por eles na edição de agosto do periódico científico Cancer Research, indica que as pílulas anticoncepcionais com alta ou moderada dose do hormônio estrogênio (sob a forma de substâncias que dão origem a ele, como o etinilestradiol e o mestranol) aumentam os riscos de câncer de mama em 2,7 e 1,6 vezes, respectivamente. Os resultados foram encontrados em mulheres com menos de 50 anos.
Além destas, as pílulas feitas à base de diacetato de etinodial aumentaram em 2,6 vezes as possibilidades de câncer de mama e os comprimidos trifásicos com 0,75 gramas de noretindrona aumentaram 3,1 vezes o mesmo risco. As pílulas anticoncepcionais que contêm estrógeno em baixa dose não alteraram o risco para a doença.
Qual desses tipos de pílula estou tomando?
O anticoncepcional com alta concentração de estrogênio contêm 50 microgramas de etinilestradiol ou 80 microgramas de mestranol. As pílulas com concentração moderada de estrogênio possuem entre 30 e 35 microgramas de etinilestradiol ou 50 microgramas de mestranol.
O ginecologista Antônio Ferrari, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explica que as pílulas de baixa dosagem são o medicamento anticoncepcional padrão, já as chamadas de média dosagem são opções para quem tem excesso de pelos, acne e oleosidade. As pílulas de alta dosagem, como a Primovlar, a Neovlar e a Evanor, segundo o especialista, não têm qualquer diferencial das pílulas de baixa e média dosagem que indique seu uso. Entre as pílulas de baixa dosagem (entre 15 e 30 microgramas de estrogênio) estão Tamisa, Yasmin, Yas, Mínima e Adoless. As de moderada dosagem são Diane 35, Diclin, Selene, Femiane, entre outras.
Pílula anticoncepcional: informações importantes
- Entenda o que faz sua pílula: Yasmin, Diane 35, Selene e outras
- Cuidado: 17 mulheres que deveriam pensar duas vezes antes de usar pílula
- 11 hábitos que podem diminuir o efeito do anticoncepcional e você não sabia