Apesar de serem considerados desconfortáveis e até mesmo fonte de constrangimento para muitas pessoas, os gases intestinais indicam boa saúde. Eles sinalizam um equilíbrio no intestino de bactérias boas que impulsionam o sistema imunológico e melhoram a função gastrointestinal.
Processo natural do organismo, os gases são resultado da fermentação dos restos alimentares promovida por bactérias que habitam o intestino grosso e podem ser eliminados pelo ânus, em forma de flatos, ou pela boca, como eructação (arroto).
Gases demais podem indicar problemas de saúde

A ciência estima que eliminamos gases entre 5 a 10 vezes ao dia, mas a quantidade e o cheiro podem variar de acordo com os hábitos e a alimentação de cada pessoa. Gases intestinais em excesso podem causar inchaço, dores e até mesmo indicar algum problema de saúde que exige avaliação médica.
De acordo com o gastroenterologista Guilherme Andrade, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, os gases intestinais em excesso podem ser sintoma de uma série de doenças, como:
- Síndrome do Intestino Irritável
- Intolerância à lactose
- Doença celíaca
- Gastroenterite aguda (um tipo de infecção intestinal)
- Insuficiência pancreática

Ainda segundo o médico, até mesmo problemas emocionais podem provocar excesso de gases, como em casos de ansiedade. A condição acelera o trânsito intestinal, levando mais alimentos mal digeridos ao cólon e oferecendo subsídios para as bactérias fazerem a fermentação.
Na grande maioria dos casos, a produção aumentada de gases está relacionada a uma dieta rica em comidas conhecidas por favorecer o quadro, como como feijão, produtos lácteos, batata-doce, aveia, nozes, soja e trigo, por exemplo.

Procurar um médico e realizar exames, portanto, é fundamental para descobrir as causas do problema e o tratamento mais indicado para cada caso. No caso de doenças, elas devem ser tratadas da forma adequada para que os sintomas cessem.
Tem uma dúvida de saúde? Envie para [email protected] e ela poderá ser respondida por um especialista em nossa nova coluna: VIX Responde .
Como evitar gases intestinais
- É assim que você vai comer feijão sem ficar com gases no dia seguinte
- Nutricionista revela comidas que mais dão gases e o que causa odor fétido
- Remédio para gases: medicamentos mais comuns e 3 tratamentos naturais