Tem um chupão no meu pescoço, e agora? Como faço para sumir com ele?

por | jun 30, 2016 | Saúde

Chegar em casa, olhar no espelho e se deparar com uma marca de chupão no pescoço é o pesadelo de grande parte das pessoas. Apesar de ser inofensiva, a manchinha pode causar bastante desconforto e constrangimento, principalmente na presença de familiares ou no ambiente de trabalho. 

O chupão nada mais é do que um hematoma, ou seja, vasos que se rompem devido a um trauma e fazem com que o sangue se espalhe por baixo da pele. Quanto mais clara a pele, mais evidente é a mancha.

A má notícia é que, assim como os demais hematomas, o chupão leva cerca de 15 dias para sumir completamente. A boa é que você pode recorrer a alguns truques para melhorar esse processo (o que não inclui usar gola alta no verão). 

Como tirar marca de chupão

Por recomendação médica pode-se utilizar medicamentos de uso tópico para melhorar a  tonalidade do hematoma na pele, além disso, fazer uma compressa de gelo por alguns minutos também pode ser bastante eficaz.

Hematomas e sol 

A Dra. Ana Paula Gomes Meski (CRM 75424), dermatologista, alerta para os cuidados ao expor hematomas ao sol. Quando expostos aos raios solares, os hematomas podem virar manchas permanentes ou que demoram muito tempo para sair. Esse é um dos principais motivos, inclusive, pelo qual os médicos proíbem a exposição solar após certos procedimentos.¹

Isso acontece, segundo a dermatologista, por causa da hemossiderina, um pigmento encontrado no corpo humano que possui uma coloração acastanhada, decorrente da degradação de hemácias. Este pigmento é composto de óxido de ferro e pode se acumular em diferentes órgãos.

Referência: 1 – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica