Além de estar relacionado a condições sérias de saúde como pressão alta e diabetes tipo 2, o acúmulo de gordura na barriga pode representar um risco maior de retração no tecido cerebral, ou seja, interferir no tamanho do órgão, segundo um estudo publicado pelo periódico Neurology.
Relação entre obesidade e tamanho do cérebro
De acordo com a pesquisa, que reuniu dados de mais de 9.600 adultos do Reino Unido, os participantes considerados obesos e apresentavam barriga saliente tinham um volume menor de massa cinzenta no cérebro do que aqueles com peso normal. Os voluntários estavam na faixa dos 55 anos de idade e 19% estavam acima do peso.
Composta principalmente por células nervosas, a massa cinzenta é um componente importante do sistema nervoso e está relacionada a fatores como memória, controle muscular e tomadas de decisões.
Ainda de acordo com o trabalho científico, as maiores reduções de massa cinzenta foram encontradas em indivíduos que tinham excesso de peso na região abdominal e as diferenças apareceram em várias regiões do cérebro.
Uma das possíveis explicações da relação entre o volume da barriga e o tamanho do cérebro seria a de que o excesso de peso e seus problemas relacionados, como diabetes e hipertensão, poderia danificar o coração e os vasos sanguíneos, afetando o fluxo de sangue para o cérebro.
Outra hipótese apontada pelos cientistas é da que o excesso de gordura em si tenha impacto no processo, uma vez que o tecido adiposo libera vários hormônios e subprodutos que podem afetar a saúde do cérebro.
É importante ressaltar, no entanto, que a pesquisa encontrou apenas uma correlação entre os fatores, ou seja, uma associação e não uma prova de que a obesidade por si só seria capaz de reduzir a massa cinzenta e diminuir o tamanho do cérebro.
Perigos da obesidade para a saúde
- Gordura abdominal é a mais perigosa: 4 motivos para você se livrar dela
- Isso é o que acontece com seu ovário se você está acima do peso
- Pesquisadora relaciona enxaqueca ao tamanho da barriga – e explica razão