Um surto de hepatite aguda em crianças preocupa os órgãos de saúde europeus. Com mais de 100 casos identificados desde janeiro, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto de hepatite pediátrica acendeu um alerta internacional sobre a possível causa da doença.
Surto de hepatite infantil
Desde janeiro, 169 casos de hepatite aguda infantil tem sido notificados na Europa. O Reino Unido, sozinho, reportou 114 casos da doença desde o começo do ano.
Espanha, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, Noruega, França, Romênia e Bélgica também registraram casos da doença. Fora da Europa, os Estados Unidos e Israel também apontaram números expressivos de casos.
Os diagnósticos estão centrados em crianças e adolescentes com idades entre 1 mês e 16 anos. Aproximadamente 10% delas precisaram de transplantes de fígado, enquanto uma morte foi registrada.
Ainda segundo a OMS, muitos pacientes reportaram sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômito. Quando apurados, os sintomas indicaram altos níveis de certas enzimas do fígado, uma concentração que serve de parâmetro para identificar a doença no fígado.
Causas do surto de hepatite seguem desconhecidas
A principal preocupação dos órgãos de saúde é não saber a origem dos casos de hepatite em crianças, que seguem sob investigação.
Em nota oficial, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) publicou detalhes das investigações sobre as causas do surto de hepatite infantil.
Os vírus que geralmente causam a infecção não foram detectados. De acordo com as investigações, é avaliada a possibilidade dos casos severos de hepatite estarem ligados à alta taxa de infecção por adenovirus.
O patógeno, associado a gripes comuns, foi detectado em 75% dos casos de hepatite, e tem estado em alta taxa de contaminação nos últimos anos – particularmente entre crianças de 1 a 4 anos.
Entretanto, ainda não se sabe com clareza qual a causa do surto de hepatite. As investigações de potenciais causas do surto seguem em andamento. Enquanto isso, o governo britânico recomenda às crianças que apresentarem sintomas gastrointestinais fiquem em casa ou em observação médica até 48 horas após o fim dos sintomas.
Sintomas da hepatite
Segundo informações do instituto médico norte-americano Mayo Clinic, além dos sintomas gastrointestinais mencionados anteriormente, outros sinais de alerta para os vários tipos de hepatite são:
– Olhos amarelados;
– Urina escura;
– Fezes cinzentas;
– Coceira na pele;
– Dor nas juntas e músculos;
– Febre;
– Indisposição;
– Cansaço extremo;
– Perda de apetite;
– Dor de barriga.
Covid-19 pode estar associada ao surto de hepatite infantil
O órgão britânico também não descarta que possa haver uma conexão entre os casos de hepatite e a Covid-19. Porém, o órgão ressalta que não há nenhuma conexão do surto de hepatite com a vacina contra a Covid-19, pois nenhuma das crianças estava vacinada.