Surto de meningite meningocócica atinge duas regiões de SP: doença grave dá 7 sinais

por | set 29, 2022 | Saúde

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, tem sido observado recentemente um surto de meningite meningocócica (bacteriana) em duas regiões específicas da cidade. A doença, que atinge o cérebro e pode levar à morte, já teve cinco casos registrados (entre eles, uma morte), e todos do mesmo tipo da doença (C), entre 16 de julho e 15 de setembro.

Órgão alerta para surto de meningite em regiões de SP

Com casos registrados entre 16 de julho a 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo fez um alerta recentemente sobre um pequeno surto de meningite meningocócica em duas regiões da cidade. Apesar de os cinco casos – incluindo o óbito de uma mulher de 42 anos em 2 de agosto – se concentrarem nos distritos administrativos Vila Formosa e Aricanduva, o órgão frisou que medidas já foram tomadas para prevenir que a doença se espalhe para outras áreas.

A doença, segundo a Secretaria, acometeu um bebê de dois meses de vida, além de adultos de 20, 21, 42 e 61 anos – e, devido aos casos, houve uma ampliação da cobertura vacinal contra a doença na região. “Foram desencadeadas ações de prevenção e controle, como o fornecimento de medicamentos preventivos para pessoas consideradas próximas das vítimas, além da intensificação vacinal na região, com a imunização de moradores dos dois distritos da zona leste. Já foram vacinadas 8.455 pessoas na região nas duas últimas semanas”, afirma a SMS em nota enviada a Tá Saudável.

Shutterstock

Meningite: transmissão e sintomas

Caracterizada por inflamação na meninge, conjunto de membranas que reveste o sistema nervoso, a meningite é contagiosa e sua transmissão varia pelo tipo da doença. O mais comum é que ela seja transmitida pelas vias respiratórias (através de gotículas presentes na tosse, no espirro e na fala), pelo beijo ou pelas fezes. Antes de manifestar sinais, a meningite já pode ser transmitida.

Os sintomas da doença variam de acordo com o tipo – e, no caso da meningite meningocócica, que afeta as duas regiões de SP atualmente, sinais são os da chamada meningite bacteriana. São eles:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez na nuca (dificuldade de encostar o queixo no peito)
  • Vômito;
  • Manchas avermelhadas na pele;
  • Mudanças de comportamento (irritação e apatia, por exemplo);
  • Moleira dura ou elevada em bebês.
Meningite provoca dor de cabeça
Pornpak Khunatorn/Getty Images/iStockphoto

Prevenção da meningite

Em razão do atual surto localizado nos distritos da Vila Formosa e Aricanduva, a SMS ressalta que a intensificação da vacinação contra a meningite está sendo feita na área de abrangência de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais: UBS Formosa II, Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Guarani, UBS Jardim Iva e UBS Comendador José Gonzalez.

Para receber a vacina, pessoas que residem nessa região devem apresentar comprovante de endereço. No caso de quem trabalha nas proximidades, basta apresentar comprovante trabalhista, como crachá, holerite, carteira de trabalho atualizada ou declaração com nome da empresa, endereço e carimbo.

Atenção aos sinais do seu corpo