Sua tosse é normal? Conheça os 2 tipos comuns e identifique os sinais de alerta

por | dez 13, 2016 | Saúde

Tossir é um mecanismo de defesa do corpo que sinaliza que algo não vai bem com o sistema respiratório. Além de variarem de intensidade, duração e causas, nem todas as tosses são iguais. Através da forma como a tosse se apresenta é possível saber, por exemplo, se ela é comum ou alérgica.

Tosse comum

A tosse comum pode ser causada por infecções bacterianas ou virais, como gripes e resfriados, por exemplo, tabagismo, exposição a condições climáticas desfavoráveis, como baixa umidade do ar ou poluição, entre outros. Pode ou não vir acompanhada de catarro.

Quando ela dura até três semanas, é chamada de tosse aguda. Ao passar deste prazo, chamamos de tosse persistente e merece mais atenção, pois pode sinalizar uma doença mais grave, como pneumonia.

Antibióticos, xaropes, pastilhas e outros tipos de medicamento que combatem infecções e inflamações são os mais receitados pelos médicos para a tosse comum, dependendo de sua duração, apresentação e causa.

Tosse alérgica

A tosse alérgica, por outro lado, é mais fácil de ser identificada, pois sempre é seca, sem secreções, e, apesar de persistente e irritativa, não evolui para maiores complicações. O incômodo aparece quando a pessoa entra em contato com alguma substância que o corpo não reconhece ou percebe como alergênica.

Pelos de animais de estimação, pólen e até mesmo exposição a ambientes empoeirados podem acionar a tosse alérgica em algumas pessoas. Conhecer os motivos de alergia nem sempre é fácil, mas testes clínicos ajudam na identificação.

Como o objeto de alergia pode variar de pessoa para pessoa, o tratamento também deve ser especifico e normalmente pede administração de anti-histamínicos, além de, claro, evitar o contato com o causador da tosse alérgica.

BENALET® possui um potente antialérgico e expectorante, aliviando a tosse, irritação da garganta e faringite. Confira mais no site da marca.