Sua menstruação parou? Atenção: pode querer dizer estas 10 coisas sobre sua saúde

Desde a chegada da menstruação e ao longo de toda a idade reprodutiva das mulheres, o ciclo pode ter diferentes alterações.

Na maioria das mulheres em idade fértil, a menstruação vem a cada 28 dias, embora também seja comum ela chegar antes, depois ou ser interrompida em um determinado momento. Isso é chamado de amenorreia, e as causas mais comuns são gravidez, amamentação e menopausa.

No entanto, existem também algumas razões mais preocupantes. Saber quais são as causas da interrupção da menstruação é fundamental para evitar complicações em sua saúde.

Amenorréia: 10 causas

Shutterstock

1. Síndrome do Ovário Policístico: o óvulo não pode ser desenvolvido ou liberado durante a ovulação como deveria, causando distúrbios no ciclo menstrual, como amenorreia, cistos ovarianos e dificuldade para engravidar, entre outras complicações. Não há cura, mas existem certos tratamentos que podem ser realizados dependendo da idade e dos sintomas de cada mulher para evitar sérios problemas de saúde.

2. Diabetes: alterações na menstruação e amenorreia são um sinal freqüente no início do diabetes, especialmente nos casos em que há desnutrição e perda súbita de peso.

3. Endometriose: esta doença faz com que o sangramento seja interno e ocorra na cavidade abdominal, o que pode ocasionar a ausência de menstruação.

4. Hipertireoidismo: a quantidade excessiva de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo) significa, em muitos casos, que a mulher pode desenvolver amenorreia.

5. Hipotireoidismo: quando a tireoide não produz hormônios suficientes para o corpo, amenorreia pode ocorrer.

Shutterstock

6. Excesso de peso ou obesidade: o corpo produz um excesso de estrogênio (um dos hormônios que regula o sistema reprodutivo das mulheres) afetando a freqüência da menstruação, podendo causar inclusive sua completa interrupção. Recorrer a um médico e/ou nutricionista para elaborar uma dieta balanceada e obter um peso saudável pode ser a chave para regularizar o ciclo menstrual.

7. Perda excessiva de peso: a drástica restrição da quantidade de calorias pode interromper a produção de hormônios que o corpo necessita para a ovulação. Nos transtornos alimentares, como anorexia ou bulimia, a amenorreia é um fator comum e a consulta imediata com um especialista é necessária.

8. Exercício físico extremo: pode afetar os níveis de hormônios que controlam a menstruação. Além disso, a perda excessiva de gordura corporal pode fazer com que o corpo não ovule. Especialistas devem aconselhar, dependendo de cada caso, como manter o desempenho sem afetar o ciclo menstrual.

iStock

9. Muito estresse: é mais delicado do que parece, pode tornar os ciclos mais longos, mais curtos, ou interrompê-lo completamente. Você deve descansar melhor, exercitar e evitar situações que possam levar ao estresse e ansiedade.

10. Alguns contraceptivos: certos métodos contraceptivos podem causar amenorreia. Também pode acontecer de, depois de tomar contraceptivos orais, leve algum tempo para o corpo ovular normalmente.

Shutterstock

Também pode causar amenorréia ter contraído gripe, um vírus ou a ingestão de alguns medicamentos específicos.

Você sabe, a menstruação pode ser interrompida por várias razões, mas identificar qual é o problema com um profissional é essencial para agir sobre isso e cuidar da sua saúde.

Menstruação e saúde

Original Author: Lucía Vernetti Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/lucia-vernetti
Original ID value: 199656
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/199656/se-interrumpio-tu-menstruacion-atencion-puede-querer-decir-estas-10-cosas-de-tu-salud