Pneumonia é uma infecção grave que se instala nos pulmões, principalmente em decorrência de vírus e bactérias. De acordo com informações do Hospital Sírio-Libanês, a doença é uma das principais causas de internação no Brasil e no mundo, mas é possível curá-la quando diagnosticada e tratada corretamente. Conheça os sintomas de pneumonia e saiba reconhecê-la:
Pneumonia: tipos
Existem diversos tipos de pneumonias, que podem ser causados por fungos, agentes químicos, entre outros. No entanto, os mais comuns na população são a bacteriana e a viral.
Bacteriana
A maior parte das pneumonias bacterianas é causada por germes naturais do corpo que proliferam, causando infecções quando ocorre a queda da defesa natural, explica Dr. João Marcos Salge, pneumologista do HCor e especialista em doenças respiratórias.
Segundo o médico, as bactérias da faringe e da cavidade oral se aproveitam da queda da imunidade e criam a infecção.
Viral
Já a pneumonia viral, como a própria definição indica, é causada pelos mesmos vírus que causam resfriados e gripes. Ainda não são completamente conhecidos os mecanismos que fazem com que eles sejam capazes de provocar a pneumonia. Mais comum no período do inverno, a pneumonia viral pode ser prevenida com vacinas.
Pneumonia em adulto
Sintomas de pneumonia em adultos
- Tosse (seca ou com catarro);
- Febre alta;
- Dificuldade para respirar;
- Dor na região do tórax;
- Falta de ar;
- Fraqueza.
Pneumonia em idoso
Entre a população idosa, o número estimado de mortes por causa da pneumonia é de, aproximadamente, 43 mil casos.
Sintomas de pneumonia em idosos
Os sintomas de pneumonia em idosos são semelhantes aos sinais apresentados nos adultos, mas podem se apresentar de forma mais intensa e resultar em maiores complicações devido à idade avançada e à associação a outros problemas de saúde relacionadas ao envelhecimento.
Pneumonia em bebê e criança
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,2 milhão de crianças morrem anualmente em decorrência da pneumonia.
Sintomas de pneumonia em bebês
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns de pneumonia em bebês e crianças são:
- Tosse;
- Febre;
- Alteração da frequência respiratória.
Os demais sinais da doença comuns em adultos também podem aparecer nas crianças, dependendo do tipo de pneumonia.
Como saber se é início de pneumonia?
Tosse, febre, mal-estar no corpo, dificuldade para respirar, enfim, os sinais de uma gripe são bastante semelhantes aos sintomas iniciais de uma pneumonia. Então, como é possível diferenciar as duas condições?
A principal diferença entre gripe e pneumonia está na duração dos sintomas, explica Elnara Marcia Negri, pneumologista no Hospital Sírio-Libanês. Segundo a médica, se qualquer um dos sinais passar de três ou quatro dias, é indicado consultar um médico, pois aumentam as chances de ser pneumonia.
Tratamento
De acordo com informações do Hospital Albert Einstein, o tratamento da pneumonia se dá por medicamentos antibióticos e a maior parte dos pacientes com a doença se recupera em casa.
Nos casos que uma internação hospitalar é necessária, a administração do antibiótico se dá por via intravenosa. A melhora clínica deve ocorrer após 2 a 3 dias de iniciado o tratamento.