Cerca de 20% das mulheres no período fértil sofrem de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio hormonal que forma cistos na parte externa do ovário e afeta o processo de ovulação, interferindo inclusive na fertilidade. Uma das formas de identificá-la é prestando atenção nos seios.
Causada por um desequilíbrio na produção hormônio masculino androgênio, esta síndrome atrapalha o desenvolvimento dos folículos dos ovários, que muitas vezes não se transformam em óvulos e permanecem ali na forma de cistos, fazendo com que as glândulas tripliquem de tamanho.
Sintoma de SOP incomum

O aumento na quantidade de hormônios masculinos no organismo da mulher leva ao surgimento de mais pelos em todo o corpo: axilas, virilha, no rosto… E até mesmo ao redor dos seios.
O crescimento repentino de pelos nos seios também pode ser causado pelo uso de algum produto à base de testosterona, como aqueles utilizados em academias ou mesmo por homens que desejam aumentar a ereção. Caso contrário, é um dos sinais da SOP.

Outros sinais de SOP
Ao mesmo tempo em que aumenta a quantidade de pelos no corpo, a SOP também faz com que o cabelo fique mais fraco e caia com mais frequência. Este distúrbio também deixa a pele mais oleosa que o normal – o que dá origem a espinhas e manchas. O desequilíbrio hormonal ainda favorece o ganho de peso e pode deixar, ainda, a menstruação desregulada.
O tratamento da SOP varia de acordo com os sintomas, mas geralmente é associado ao uso da pílula anticoncepcional, que protege os ovários da formação dos cistos e ajuda a diminuir os níveis de hormônios masculinos.
Problemas nos ovários: como identificar?
- Cisto no ovário: o que é?
- Câncer de ovário mata mais que o de mama por ter diagnóstico tardio
- Ovários atrofiados: como engravidar e o que causa o problema