Simaria revela erro que deixou seus dentes “acabados”: caso da cantora serve de alerta

Afastada dos palcos há meses em função de um quadro severo de tuberculose ganglionar, a cantora Simaria, da dupla com Simone, contou que, além da doença, este período de tratamento revelou outros problemas de saúde – inclusive nos dentes que, segundo a artista, “ficaram todos acabados” depois um procedimento mal-sucedido com lentes de contato.

O que aconteceu com os dentes de Simaria?

Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, Simaria revelou que levou um susto grande ao ver que, por debaixo das lentes, seus dentes de verdade mudaram muito. “Estou igual uma vampira, quando arranca os dentes e ficam só aqueles fiapos”, brincou a cantora, que está usando lentes provisórias.

“Meu médico já tinha notado que tinha algo errado com essas lentes, que coloquei naquela época em que era moda e com um profissional que não era qualificado”, explicou. Ao procurar um novo dentista, a cantora descobriu que seus dentes de verdade estavam muito prejudicados.

A revelação de Simaria levantou a questão: quais os cuidados necessários ao usar lentes dentárias?

AgNews

Cuidados com lentes de contato dentária

Prática que se popularizou nos últimos anos, colocar lentes de contato dentárias exige cuidados específicos antes e depois do procedimento, com manutenção frequente para garantir a saúde dos dentes.

De acordo com a dentista e especialista em Estética Dental, Dra. Daniela Yano, escolher um bom profissional é o primeiro passo para minimizar os riscos: “As facetas desgastam mais os dentes. Sem a preparação e cuidados corretos, é bastante possível que os enfraqueçam mesmo”.

Apesar de ter aderido às lentes há anos, foi só em 2017, quando passou por um novo tratamento, que Simaria descobriu o problema. Ao retirá-las, no entanto, os dentes estavam muito comprometidos.

AgNews

Para Dra. Daniela Yano, é muito importante realizar exames antes do procedimento para saber como está a saúde dos dentes. “As facetas de porcelana são resistentes e duráveis, mas não há como garantir quanto vão durar. Mas antes de colocá-las é fundamental examinar as estruturas, para garantir que não sejam colocadas por cima de um dente que já está com problema, por exemplo”, explica.

Além disso, os dentes de verdade podem ficar prejudicados se a lente for colocada de forma errada. “A lente tem que aderir 100% ao dente, não podem ficar degraus e vãos. Isso pode fazer com que sujeiras e bactérias fiquem presos nas falhas e se instalem por ali”, alerta a dentista.

AgNews

Depois do procedimento, é essencial fazer acompanhamento regular com o dentista para garantir a limpeza das facetas, impedindo que cáries e outros problemas afetem a arcada dentária do paciente. Com esse cuidado, os riscos são minimizados e as lentes ganham uma durabilidade maior.

“A lente pode durar pelo menos dez anos, desde que seja feita uma profilaxia em consultório a cada 4 meses, para controlar bem a limpeza das lentes e dos dentes, que, na verdade, viram uma coisa só”, explica a profissional.

O acompanhamento cuidadoso – em casa e no consultório – evita a proliferação de bactérias e inflamações que, como Simaria relatou, acabam com os dentes.

AgNews

Baixa imunidade

A cantora comentou ainda que a queda na imunidade que contribuiu para o surgimento da tuberculose também fez com que ela descobrisse outros problemas, como anemia. Segundo a dentista, a baixa na defesa do corpo também pode ser um fator prejudicial à saúde bucal.

“Se a imunidade está alta, o corpo consegue conter algumas inflamações e contaminações que poderiam prejudicar os dentes. Quando a defesa está baixa, fica mais fácil que bactérias, por exemplo, se aproveitem”, explicou.

Sorriso dos famosos: saiba mais