Sentir muita sede pode ser sintoma de duas doenças bem sérias

Sentir sede constante e boca seca com frequência pode não estar apenas relacionado a um quadro de desidratação, mas indicar também duas doenças sérias que precisam ser diagnosticadas e tratadas: diabetes e hipertireoidismo.

Sede excessiva é um dos sintomas de diabetes

Você pode sentir muita sede se sua glicemia estiver descontrolada. De acordo com o endocrinologista Luiz Akira Hata, do Hospital Assunção da rede D’Or São Luiz, a glicemia alta indica que os níveis de “açúcar” no corpo estão acima dos considerados normais.

A perda desse equilíbrio glicêmico, quando permanente, pode ser atribuído à diabetes mellitus, doença que atinge 12% dos brasileiros, afirma a médica. O problema ocorre quando o corpo é deficiente em produzir ou processar insulina, substância que regula a entrada de glicose nas células.

Além da sede intensa e frequente, a diabetes pode ser identificada quando acompanhada de outros sintomas, como boca seca, aumento da frequência urinária e visão turva.

Hipertireoidismo pode causar sede intensa

O hipertireoidismo, um distúrbio da tireoide, glândula localizada na parte da frente do pescoço, consiste no excesso de hormônio tireoidiano no sangue, que faz o corpo ficar acelerado e o organismo trabalhar mais rápido do que o normal.

Segundo a médica Evelyn Eisenstein, os principais sintomas de hipertireoidismo, além da sede excessiva, são: aumento da frequência cardíaca, nervosismo, fraqueza muscular, tremores nas mãos, perda de peso, queda de cabelo, pele mais espessa e diminuição do fluxo menstrual.

A profissional explica que os sinais de hipertireoidismo raramente aparecem todos juntos, mas, se mais de um sintoma se manifestar, o ideal é procurar um médico e realizar exames para identificar e tratar corretamente a condição.

Por que você deve beber mais água