Você sente uma dor aguda nos dentes quando come ou bebe alimentos quentes e frios? O mesmo acontece com doces e azedos? Então provavelmente você sofre de hipersensibilidade dentinária, um problema comum que atinge um em cada três adultos*.
Leia também:
Qual a importância de ir ao dentista regularmente?
Campos do Jordão: destino ideal para curtir o inverno
Hábitos que prejudicam a saúde dos dentes
A sensibilidade nos dentes não é uma doença, mas uma condição decorrente de fatores comuns, como retração das gengivas, a escovação inadequada e o atrito dos dentes. Outras condições mais sérias, como gengivite e doença periodontal, também podem deixar os dentes sensíveis. Para avaliar as causas e tratar o problema adequadamente, visite seu dentista.
O que acontece nos dentes sensíveis?
A sensibilidade acontece devido à exposição da dentina, parte extremamente sensível. Crédito: Reprodução
Os dentes são revestidos por um tecido resistente e mineralizado chamado esmalte. Logo abaixo do esmalte está a dentina, formada por milhares de túbulos com prolongamentos de nervos que são extremamente sensíveis ao toque e às variações de temperatura. “A coroa do dente é protegida por uma camada vítrea, o esmalte, enquanto a dentina e a raiz são protegidas pelo tecido gengival. Quando a gengiva ou o esmalte são lesionados, acontece a exposição da dentina“, explica o cirurgião dentista Marco Aurélio Luchetti (CRO SP 48.102).
Em resumo, a hipersensibilidade dentinária é a sensação de dor quando você estimula a dentina exposta do dente. Aproveite e confira 7 dicas para reduzir a sensibilidade nos dentes.
* Fonte: Added Value 2011
** Esta matéria possui conteúdo publicitário