esclerose múltipla de selma blair

Selma Blair diz que está em fase “livre de recaídas” da esclerose múltipla: o que significa?

Convivendo com esclerose múltipla desde 2018, a atriz já viveu fases debilitantes e chegou a parar de trabalhar. Entenda como funciona a doença e suas fases

Diagnosticada com esclerose múltipla em 2018, a atriz Selma Blair, famosa especialmente pelo filme “Segundas Intenções”, anunciou que está livre de crises da doença. Nos últimos anos, ela não poupou detalhes sobre a convivência com essa condição incurável e progressiva – e agora, após um longo período sem atuar, ela se diz pronta para retomar a carreira.

Selma Blair diz viver fase “dormente” da esclerose múltipla

Abordada por repórteres durante um evento recente, Selma Blair afirmou que está livre de crises da esclerose múltipla. A atriz teve o diagnóstico da doença em 2018 e, desde então, usa as redes sociais para documentar sua jornada com a doença, incluindo sintomas que a impediam de trabalhar ou realizar tarefas cotidianas. Agora, no entanto, ela afirma estar “verdadeiramente livre de recaídas”.

(Crédito: Kevin Winter/Getty Images)

“Estou incrivelmente bem. Me sinto bem há cerca de um ano. Estou finalmente bem o suficiente para… Sempre tento ficar bem, mas agora que eu de fato tenho o vigor e energia, sair não é tão assustador”, declarou ela no evento em questão, que aconteceu na Califórnia (Estados Unidos).

O último trabalho de Blair como atriz aconteceu em 2019 na série “Outra Vida” (“Another Life”), da Netflix. Isso aconteceu pouco antes dos sintomas da esclerose múltipla da atriz se tornarem exageradamente debilitantes. Agora, no entanto, ela diz estar pronta para uma fase da vida em que o foco está na carreira.

“Você fica cansada o tempo todo, passei muito tempo da minha vida mal, estava só tentando viver um dia após o outros. Agora, eu vejo que não sei quais são minhas metas”, comentou, afirmando que adoraria voltar a atuar e que já tem alguns filmes em fase de produção.

O que significa a esclerose múltipla estar “adormecida”?

esclerose múltipla
(Crédito: Reprodução/Instagram @selmablair)

A esclerose múltipla é uma doença crônica e incurável caracterizada por um ataque do próprio corpo à bainha de mielina, revestimento dos neurônios. Isso causa falhas na comunicação entre o sistema nervoso e o corpo, ocasionando sintomas como fadiga extrema, formigamentos, dores, perda de força muscular, espasmos, falta de coordenação motora, problemas de memória e mais.

Em alguns quadros da doença, ela alterna fases de crise e fases nas quais a condição fica “adormecida”. Nesses momentos, os sintomas ficam sob controle até a ocorrência de uma nova crise, onde há progressão da condição e até o surgimento de novos sintomas. As terapias atualmente usadas para EM visam prolongar os períodos livres de crise – como o que a atriz está agora – e limitar sua progressão, trazendo qualidade de vida.

Tratamento de Selma Blair para esclerose múltipla

(Crédito: Reprodução/Instagram @selmablair)

Em 2019, fase difícil para Selma Blair, a atriz passou por um tratamento agressivo contra a esclerose múltipla. Ela realizou um Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH), utilizado tanto para contornar essa doença quanto para alguns quadros de câncer.

Essa modalidade de tratamento usa quimioterapia para destruir células nocivas do sistema imunológico, responsáveis por atacar a bainha de mielina. Em seguida, esse sistema é refeito a partir de um transplante de células-tronco, células especiais que têm alta capacidade regenerativa. A ideia, aqui, é “reiniciar” o sistema imunológico para que ele não volte a atacar o sistema nervoso.

(Crédito: Reprodução/Instagram @selmablair)

Saúde