Quando não tratada, doença pode causar graves problemas para as cordas vocais ou até câncer
A dor de garganta é uma velha conhecida entre pessoas de todas as idades. Por isso, muitas vezes nos leva a encarar a dorzinha como normal, facilmente remediável.
De fato, a dor de garganta pode ser o anúncio de uma gripe se aproximando, ou apenas um sintoma do corpo diante de mudanças de temperatura. No entanto, é preciso ficar atento à sua recorrência e intensidade, pois também pode estar relacionada a sintomas de doenças que pedem atenção.
Dor de garganta e refluxo
A dor de garganta frequente, junto a casos de rouquidão e pigarro, podem ser sinais de que seu estômago não está bem. Todos esses sintomas costumam estar a associados a um quadro conhecido como refluxo gastroesofágico.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo nada mais é do que o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, que pode também chegar até a laringe e a faringe. Episódios de refluxo são normais ao longo do dia de qualquer pessoa, principalmente após refeições, mas quando o refluxo se torna excessivo, causando sintomas ou lesões, denomina-se doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
O quadro clássico costuma se manifestar com dores no estômago, má digestão e queimação na altura do esôfago. O sintoma mais comum é a azia (pirose), que ocorre por causa da acidez elevada do suco gástrico refluído. O ácido atinge regiões não preparadas para esse contato, provocando inflamação crônica.
Tratamento refluxo
O tratamento para o refluxo muito está relacionado a uma mudança comportamental, que inclui uma dieta balenceada, evitando-se alimentos ácidos, frituras, gorduras, refrigerantes e molho de tomate.
Se não for tratado, o refluxo na laringe e faringe, associado principalmente à bebida, drogas ou cigarro podem causar irritações graves na garganta, levando ao aparecimento de feridas nas cordas vocais e podendo até transformar-se em um câncer.