Se você sofre com anemia, eis aqui os alimentos obrigatórios da sua alimentação

Apesar de ser mais comum entre crianças menores de três anos, mulheres na menopausa e gestantes, a anemia pode afetar pessoas de qualquer idade e aparece quando o organismo apresenta falta de ferro, mineral importante para o funcionamento de todo o corpo.

Alimentos ricos em ferro

A alimentação desempenha papel fundamental no combate e no tratamento da anemia e, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas a proteína animal que auxilia no processo.

Quem é vegetariano ou vegano e, portanto, não come proteína de origem animal pode encontrar ferro em diversas fontes vegetais, explica a nutricionista Nathália Guimarães, em seu perfil no Instagram.

De acordo com a especialista, existem dois tipos de ferro: o heme e o não heme.

O heme está presente apenas em alimentos de origem animal, enquanto o não heme está em alimentos de origem vegetal. Apenas 40% do ferro contido nos alimentos de origem animal são heme e o restante é não heme, igual aos de origem vegetal.

ShutterStock

Entre as melhores opções recomendadas pela nutricionista estão: lentilha, feijão (de todos os tipos), coentro, soja, castanha de caju, amêndoa e grão de bico, que são excelentes fontes de ferro e, portanto, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos, que ajudam a armazenar e transportar oxigênio no sangue.

Já quem também come carne e outros produtos de origem animal deve apostar, além dos vegetais, em fígado bovino e outros cortes de carne vermelha, gema de ovo e ostras e outros frutos do mar.

A falta de ferro faz com que órgãos e tecidos não recebam oxigênio suficiente para sustentação, causando sintomas como: cansaço excessivo, tonturas e desmaios, dificuldade de respiração, aceleração dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, irritabilidade, queda de cabelos, enfraquecimento das unhas e falta de atenção e concentração.

Saúde e alimentação