Sangue na urina pode ser normal ou indicar problemas: aprenda a diferenciar

Clinicamente chamada de hematúria, a presença de sangue na urina nem sempre é visível a olho nu ou motivo de grande preocupação, já que pessoas saudáveis podem perder quantidades mínimas de sangue no xixi sem que isso represente um problema sério. No entanto, quando a perda de sangue é anormal, a condição precisa ser investigada.

Por que sai sangue na urina?

De acordo com informação do Hospital Sírio-Libanês, o sangue identificado na urina pode ter origem em qualquer local da via urinária, desde a uretra, passando pela bexiga, pelos ureteres até os rins.

Shutterstock

O que pode ser

A hematúria macroscópica, ou seja, a presença de sangue na urina que pode ser vista pelo próprio paciente, pode resultar em cor diferenciada do xixi, que apresenta coloração rosada, avermelhada ou marrom.

Além do sintoma óbvio, o xixi na urina pode ser acompanhado por outros sinais, de acordo com sua causa subjacente. Segundo o site médico WebMD, as causas mais comuns de hematúria são:

  • Infecções da bexiga
  • Infecções renais (pielonefrite)
  • Pedras nos rins
  • Doenças renais
  • Próstata aumentada ou câncer de próstata
  • Anemia falciforme
  • Uso de determinados medicamentos (aspirina, penicilina, entre outros)
  • Tumores na bexiga ou rim
  • Lesão renal por acidente ou esporte

Sangue na urina na gravidez

A presença de sangue na urina durante a gravidez geralmente é sinal de uma infecção urinária. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a infecção do trato urinário pode causar problemas como parto prematuro, baixo peso em recém-nascidos, paralisia cerebral, inflamação dos rins da mãe, entre outras consequências que colocam em risco a vida do bebê e da gestante.

Assim, como em qualquer sangramento na gravidez, deve ser procurado um médico logo nos primeiros incômodos, a fim realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento o quanto antes.

Sangue na urina depois da relação sexual

Não é considerado normal notar a presença de sangue no xixi após as relações sexuais, especialmente se o fato ocorre com frequência. Na grande parte dos casos, o problema também é sinal de uma infecção urinária.

Tratamento

A hematúria pode não ser percebida pelo paciente e reconhecida somente no exame da urina. Quanto mais precocemente a condição for identificada, melhores são as perspectivas de cura, de acordo com o problema causador da presença de sangue no xixi.

O tratamento de hematúria é destinado à causa subjacente e, após a terapia determinada pelo médico, será necessário realizar novos testes para ver se o sangue desapareceu. Se o problema persistir, o paciente poderá ser orientado a fazer exames adicionais.

Urina pode indicar problemas de saúde