Salgante sem sódio: o que é e como usar o substituto do sal

por | jun 30, 2016 | Saúde

Quem tem pressão alta tem que colocar o sal na balança para não exagerar e sentir os efeitos do sódio nos vasos e no coração. Um dos principais desafios é lidar com o gosto um tanto insosso da comida. Com o objetivo de devolver o sabor a quem sofre com pressão alta sem colocar a saúde em risco, chegou ao Brasil recentemente o primeiro salgante sem sódio. Veja a seguir o que é o produto e se ele é uma boa opção para você.

Leia também
Excesso de sal pode causar doenças crônicas
Pressão alta: sintomas só aparecem quando a doença tem pico
Consumo excessivo de refrigerantes pode causar pressão alta

O que é o salgante sem sódio

Usado há aproximadamente uma década nos Estados Unidos e na Europa, o salgante sem sódio é um produto que tem a mesma aparência e utilidade que o sal tradicional, mas é totalmente livre do elemento químico que, de uns tempos para cá, levou a fama de vilão. De fato, o excesso de sódio pode causar hipertensão arterial e prejudicar o funcionamento cardíaco. Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), 2 gramas da substâncias são o máximo que um adulto deve consumir.

Quem ocupa o lugar do sódio é o potássio, outro elemento químico que, combinado com o cloro, se torna o cloreto de potássio. O chamado sal light já o trazia misturado ao cloreto de sódio e agora ele vem puro no salgante sem sódio. Um de seus benefícios é a regulação da pressão arterial, principalmente nos casos em que o sódio causa picos de hipertensão. A recomendação diária de potássio é de, pelo menos, 3,51 gramas e não há um limite máximo de consumo. A OMS considera que a maior parte da população consome sódio em excesso e nem a metade da quantidade de potássio recomendada.

O salgante brasileiro foi produzido após cinco anos de pesquisas lideradas pelo farmacêutico Massayoshi Yoshida. O produto foi testado em ratos com pressão arterial normal e como resultado encontrou que não houve qualquer alteração da pressão arterial. O produto já tem autorização da Anvisa para ser comercializado e pode ser adquirido pela internet ou em alguns distribuidores específicos.

Riscos

Apesar de não haver um limite máximo de consumo de potássio por dia, sabe-se que o consumo excessivo de substitutos do sal ou suplementos de potássio pode causar morte súbita em pessoas com insuficiência renal crônica ou diabetes. Pessoas com pressão alta que usem medicamentos poupadores de potássio também devem conversar com o médico antes de começar a usar.

Sabor

De acordo com os fabricantes do salgante sem sódio brasileiro, foram realizados testes em que o sabor diferente do produto não foi percebido. Mas, para algumas pessoas ele pode deixar um sabor amargo na boca.

Outros ingredientes 

O salgante também possui iodato de potássio, realçador de sabor ácido glutâmico e dióxido de silício.

Como usar o salgante sem sódio

Ele pode ser adicionado na comida já pronta ou durante o cozimento. No entanto, o salgante não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180 ° Celsius, pois seu sabor é alterado.

Preço

A embalagem de 100 gramas do biosalgante custa R$ 18,90.