https://www.instagram.com/p/B0FK6WNh01L/?lite=1
A repórter australiana Antoinette Lattouf descobriu a presença de um cisto na tireoide graças à ajuda de um telespectador.
Por meio de uma mensagem enviada ao canal em que a jornalista atual, o nódulo foi identificado e os devidos cuidados para o quadro, tomados. Entenda:
Telespectador identifica cisto na tireoide em jornalista
https://www.instagram.com/p/B1yiTgUBx0H/?lite=1
Não é raro que veículos da imprensa abram canais de comunicação para que o público possa expressar sua satisfação (ou mesmo insatisfação) com o conteúdo gerado pela mídia.
Assim acontece com o canal 10Au, emissora em que Antoinette trabalha. Em suas redes sociais, o veículo frequentemente recebe mensagens dos telespectadores com opiniões.
Uma das mensagens, porém, chamou atenção por se tratar de um detalhe bem específico do corpo de Antoinette.
Um dos espectadores do canal enviou uma mensagem no Facebook do canal expressando sua preocupação com a jornalista.
A inquietação, segundo revelou Antoinette em texto publicado no Instagram, devia-se ao tamanho da tireoide exibida pela jornalista.
https://www.instagram.com/p/B4TbQZUnI2f/
Embora a mensagem tenha sido um tanto inusitada, Antoinette não descartou o alerta enviado para ela.
“Fiquei um pouco surpresa com o feedback, mas foi feito com genuína preocupação e, olhando essas fotos, minha tireoide parece bastante proeminente!”, disse a jornalista.
Por carregar um histórico de problemas de tireoide na família, incluindo hipotireoidismo e câncer de tireoide, Antoinette procurou um médico para saber o que poderia ser o inchaço no pescoço.
A partir da realização de exames de sangue e de imagem, ela descobriu se tratar de um cisto no ducto tireoglosso, uma região logo no início da tireoide, explicou a jornalista em texto publicado no site do programa 10daily, da mesma emissora que ela trabalha.
“Não seria a primeira vez que há um diagnóstico via audiência de TV. Obrigada pelo cuidado, adorável Wendy!”, comentou a jornalista sobre o diagnóstico obtido graças ao telespectador preocupado.
Cisto na tireoide
A presença de nódulos na tireoide, como cistos, pode ocorrer por diversas causas e muitas delas ainda não são conhecidas. Eles aparecem por simples alterações morfológicas ou mesmo indicar tumores malignos e benignos – mas geralmente a condição não é cancerígena.
Normalmente, os nódulos não apresentam sintomas. Quando trazem sinais ao corpo, os cistos na tireoide costumam ter como consequência o tamanho do pescoço aumentado, um inchaço que vai se tornando evidente conforme o cisto cresce e que gera dificuldade para engolir ou rouquidão da voz.
O tratamento do nódulo na tireoide é feito com a cirurgia de retirada total ou parcial da tireoide (tireoidectomia) em casos de nódulos muito grandes ou que são malignos.
Quando removido em sua totalidade ou parcialmente, a necessidade de reposição artificial de alguns hormônios e componentes através de medicamentos é analisada pelo médico. Em quadros que não pedem a tireoidectomia, o paciente fica sob observação de médicos ao longo da vida para ver se mais sintomas ou incômodos surgem.
Tem uma dúvida de saúde? Envie para [email protected] e ela poderá ser respondida por um especialista em nossa nova coluna, o VIX Responde.
Tireoide: o que saber
- Distúrbios da tireoide: saiba quais são e como tratar cada um
- Tire dúvidas de saúde para o VIX: nova coluna responde perguntas dos leitores
- Sua tireoide não está funcionando bem se você percebe esses 5 sinais