13 famosos que foram muito otimistas ao enfrentar o câncer: “Enquanto há vida, há esperança”

por | set 13, 2022 | Saúde

Apesar dos avanços da medicina e de novos medicamentos e tratamentos, um diagnóstico de câncer segue sendo recebido com apreensão – e não é de se espantar, dado que, muitas vezes, ela é complexa e perigosa. Mas, mesmo diante de uma doença tão difícil, é possível manter o otimismo – e estas celebridades que enfrentaram a doença inspiraram ao trilhar suas jornadas com o câncer de forma mais leve. Conheça 13 histórias:

14 famosos que inspiraram durante luta contra o câncer

#1 Simony

https://www.instagram.com/p/Cg2SJJQOPWT/

Desde que revelou ter sido diagnosticada com um câncer no intestino, a cantora Simony afirmou estar serena e esperançosa quanto à jornada com a doença – e isso se manteve durante o tratamento. Após iniciar a quimioterapia, por exemplo, ela passou a usar o Instagram para dar detalhes sobre o estado de saúde, sempre muito feliz em atualizar os seguidores a respeito, por exemplo, da diminuição no tamanho do tumor.

“Meu médico passou por aqui e contou para a gente que o tumor já diminuiu muito. Ele está impressionado, saiu me aplaudindo. Quem está aplaudindo ele sou eu”, disse Simony em um vídeo publicado na rede social, demonstrando, como sempre, muita alegria em ter descoberto a doença e em estar cercada por bons profissionais de saúde.

Na mesma ocasião, Simony aproveitou para contar que, apesar de ter usado uma touca de resfriamento para evitar a perda de cabelos na quimioterapia, notou os fios começando a cair – algo que não a abalou. “Não reclame de nada! Bota uma peruquinha se o cabelo tá ralinho. Se cair tudo também, tá tudo bem. E tá tudo ótimo. O importante é a gente ficar curada, cabelo cresce depois”, declarou.

#2 Susana Naspolini

https://www.instagram.com/p/Chr4814udLL/

Mesmo durante o quinto diagnóstico de câncer, recebido em março de 2022, Susana Naspolini, repórter da TV Globo, continuou demonstrando um otimismo e um bom humor contagiantes em meio ao tratamento. Em seu Instagram, ela vivia atualizando seguidores sobre as etapas do tratamento contra um tumor na região da bacia, e se manteve “para cima” mesmo quando começou a perder o cabelo.

Em meio à luta, ela deu diversas declarações esperançosas – e, em uma publicação que mostrava parte do tratamento, por exemplo, ela escreveu: “Só quero saber do que pode dar certo, não temos tempo a perder! Dia que quimio. Ótima terça, amigos! Vamos em frente”. Infelizmente, Susana faleceu em outubro conforme o câncer se espalhou para outros órgãos – mas, até o fim, teve uma esperança contagiante.

#3 Caio Ribeiro

https://www.instagram.com/p/CUV5QVJrXVM/

Em setembro de 2021, o apresentador e ex-jogador Caio Ribeiro usou o Instagram para revelar o diagnóstico de câncer – mas tudo de forma nada convencional. Junto de uma foto na qual aparece bastante alegre, com a família e já sem os cabelos em meio ao tratamento contra um Linfoma de Hodgkin, ele incentivou que as pessoas se atentem para os sintomas e mostrou que, desde o começo, não deixou o otimismo morrer.

“Como diz um amigo meu, foguete não tem ré. Vai! Encara! Foco na cura e vambora!!!”, disse ele na época, retornando à rede social semanas depois com ótimas notícias e ainda mais feliz. Conforme contou na postagem – em que voltou a aparecer sem os cabelos, mas com o sorriso largo de sempre estampado no rosto, o tratamento funcionou e ele pôde se livrar da doença.

“Não existe mais nenhum linfoma no me corpo. Zerado. Não existe nenhum risco mais de o câncer continuar. Sucesso absoluto do tratamento”, afirmou Caio, muito sorridente e empolgado com a notícia. Ele ainda aproveitou para agradecer o apoio do público durante toda a jornada, que descreveu como “o maior jogo” de sua vida.

#4 Susana Vieira

Susana Vieira em entrevista ao programa português da SIC.
Susana Vieira / Reprodução / Instagram

Apesar de ter recebido em 2015 o diagnóstico de Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), a atriz Susana Vieira manteve o astral de sempre durante longos anos antes de revelar publicamente a doença em 2018. Isso porque, na ocasião, ela teve de fazer uma pausa forçada na carreira para cuidar da saúde e precisou, por isso, se justificar.

Como este tipo de leucemia não tem cura, Susana ficou, como qualquer pessoa ficaria, assustada, mas apostou no bom-humor e no foco em seu trabalho para se acostumar com a perspectiva de conviver com a doença pelo resto da vida – e, após a pausa, voltar às telinhas na novela “Éramos Seis” (Rede Globo) em 2019 foi com uma injeção de ânimo para a atriz.

“Agradeço muito por eu não ter desistido de viver, não ter desistido de nada. Acredito que o fato de eu ser uma pessoa alto astral o tempo todo tenha ajudado muito”, disse a famosa em entrevista ao ” Estadão“, em que falou sobre a importância de saber dar a volta por cima e superar as dificuldades.

#5 Ana Furtado

Em 2018, a apresentadora Ana Furtado revelou ao público ter sido diagnosticada com um câncer de mama – e, desde o início, emocionou o público com um otimismo tão inabalável quanto seu sorriso. Já de início, ela afirmou acreditar na cura, algo que manteve até o dia em que, de fato, se viu livre da doença.

Pouco mais de um ano após o início do tratamento, Ana gravou uma série de depoimentos em seu perfil no Instagram comentando o sucesso de seu tratamento e celebrando sua luta. “Tudo nessa vida passa. Todas as provações que vivemos vão passar. E o nosso medo não pode ser maior que a nossa coragem de enfrentá-las”, declarou.

#6 Edson Celulari

Edson Celulari
Globo/Zé Paulo Cardeal

Em 2016, quando revelou publicamente que sofria de um linfoma não-Hodgkin, o ator disse em entrevista que passou por um susto, mas que estava bem e ao lado de pessoas amadas. Durante os cinco meses que se seguiram, o ator não tirou o sorriso do rosto e, passado o tratamento, ele surgiu radiante para contar ao público sobre sua cura.

Na época, ele afirmou: “Estou eufórico. É a alegria da página virada. (…) Agora, sinto uma sensação de alívio, uma vontade de comemorar, de agradecer a todos, de fazer uma festa. Mas todas as pessoas não caberiam no Maracanã”.

#7 Fátima Bernardes

Apresentadora Fátima Bernardes
Globo/João Miguel Júnior

Em dezembro de 2020, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes descobriu um câncer de endométrio – e, apesar de esta ser uma notícia difícil que a fez se afastar do trabalho, ela a deu com leveza, esperança e sabedoria. Desde o início, Fátima disse acreditar na cura e exaltou o fato de ter descoberto o câncer no início, quando ainda havia possibilidade de um tratamento bem sucedido.

Em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, ela falou sobre como recebeu o diagnóstico e como ela superou a doença. “Eu sou uma pessoa de resolver as coisas, então eu recebi a notícia na quarta e, no domingo, estava operando”, contou, surpreendendo o público com a rapidez de sua recuperação.

Além disso, Fátima disse também que não se assustou com a palavra “câncer”, e admitiu que se surpreendeu com a forma com a qual lidou com a doença. “Veio uma força, não sei nem te dizer. Uma determinação de que as coisas iam dar certo. Eu sou muito agradecida de ter feito tudo muito rápido”, declarou.

#8 Heloisa Périssé

Em agosto de 2019, a Heloisa Périssé recebeu o diagnóstico de câncer nas glândulas salivares e, especialmente por ter descoberto a doença totalmente ao acaso, ela sempre fez questão de compartilhar com os fãs cada passo de seu tratamento – tudo com o otimismo e o bom humor de sempre.

Um ano após o fim da terapia, já curada, Heloisa publicou nas redes sociais uma linda mensagem de gratidão ao relembrar de tudo o que passou. “Como num passe de mágica, me transporto pro passado, realizo e volto ao agora com a certeza de nada a pedir (e) muito a agradecer”, escreveu a atriz.

#9 Reynaldo Gianecchini

Em 2011, o ator recebeu o diagnóstico de um linfoma não-Hodgkin e, logo em seguida, começou seu tratamento. Por ser jovem e estar muito em alta na mídia na época, o diagnóstico do ator chocou e preocupou o público – mas ele sempre tocou no assunto com muita calma e esperança, tranquilizando os fãs.

Devido ao câncer, o ator precisou passar por um transplante de medula e, com o tratamento difícil, conseguiu se curar da doença. Apesar de ter sido uma fase difícil, ele chegou, após a cura, a agradecer ao câncer por ter mudado sua vida para melhor.

Segundo Gianecchini, o câncer o fez repensar a vida e o motivou a deixar qualquer mal-entendido no passado. “É muito interessante quando você pensa que pode morrer amanhã, porque o hoje muda todo o sentido”, afirmou o ator durante uma participação no programa “Lady Night” (Rede Globo).

#10 Elba Ramalho

Apesar de ter descoberto um câncer de mama em 2010, feito radioterapia e tirado parte da mama em meio ao tratamento contra a doença, Elba Ramalho nunca surgiu abatida ou falou da doença de forma desesperançosa. Até se livrar completamente da doença, ela se mostrou extremamente otimista ao longo do tratamento.

Em outubro de 2020, Elba deu um depoimento à revista “Vogue” afirmando: “A palavra câncer tem um fardo pesado, é quase uma sentença de morte. Isso é um tabu que tem que ser quebrado (…) Enquanto há vida, há esperança. Optei pela fé, esperança, confiança em Deus e isso me ajudou muito em todos os processos que enfrentei e me ajuda até hoje”.

#11 Ana Maria Braga

Ana Maria Braga nos bastidores do
Globo/Mauricio Fidalgo

Apesar de já ter vivenciado o câncer cinco vezes, Ana Maria Braga nunca tratou o assunto sem trazer a ele uma leveza incomum quando se fala na doença. Em janeiro de 2020, por exemplo, ela usou o próprio programa, o “Mais Você” (Rede Globo), para comunicar os fãs sobre um novo diagnóstico, desta vez de um câncer inoperável – e, apesar da gravidade do problema, ela não se abalou.

Durante o tratamento, ela se manteve aberta com o público sobre o assunto, e teve de se afastar do programa algumas vezes. Mesmo com tumores inoperáveis, porém, ela se curou – e mais tarde, em setembro de 2020, ela emocionou o público ao aparecer no programa “Roda Viva” (TV Cultura) com frases para lá de inspiradoras sobre o momento que enfrentou.

“Você passa a olhar a vida de um jeito muito mais condescendente. Vai passar mesmo! Estou aqui, estou podendo viver hoje, olha que lindo que é viver hoje! Eu não fico pensando: ‘Já tenho setenta [anos], quanto mais eu vou ter?’. Terei o quanto tiver, enquanto estiver aqui, vou aproveitar o máximo”, declarou Ana Maria.

#12 Drica Moraes

Entre 2009 e 2010, Drica Moraes recebeu um diagnóstico de leucemia que trazia poucas chances de sobrevivência devido ao avanço da doença no momento da descoberta. Graças a um transplante de medula bem-sucedido, porém, ela alcançou a cura – e sempre falou do assunto com muita alegria, especialmente ao falar sobre a gratidão que tem ao doador que lhe possibilitou continuar vivendo.

Segundo Drica, no momento do diagnóstico o médico chegou a afirmar que ela tinha apenas 20% de chance de viver, mas nem a notícia pouco otimista fez com que ela perdesse as esperanças. Apesar da sobrevivência ser relativamente improvável, Drica encarou os 20% de chance como sua única chance e, felizmente, saiu vitoriosa.

#13 Olivia Newton-John

Olivia Newton-John
Scott Barbour/Getty Images

Mundialmente conhecida por ter estrelado o filme “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, Olivia Newton-John faleceu em 2022 devido ao câncer – mas isso não significa que ela tenha perdido a batalha, a qual, inclusive, travou com muitra graça. Durante longos 30 anos, ela conviveu com o câncer de mama, e fez questão de usar o momento difícil para espalhar otimismo.

Em vida, a atriz chegou a fundar a instituição Olivia Newton-John Foundation Fund, tudo com o objetivo de estudar e descobrir mais métodos de tratamentos contra o câncer.

Luta contra o câncer