Reino Unido aprova vacina bivalente para Covid: protege contra ômicron e cepa original de 2020

Em autorização inédita, foi liberada para uso nesta segunda-feira (15) no Reino Unido uma vacina para Covid-19 que, além de proteger da cepa original do Sars-CoV-2, também oferece proteção contra a variante ômicron. O imunizante, chamado de vacina bivalente, foi desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Moderna, e será utilizada como dose de reforço na população.

Vacina bivalente contra Covid-19 é aprovada no Reino Unido

Criada pela farmacêutica Moderna, a “spikevax bivalente original/ômicron”, vacina contra Covid-19 desenvolvida para atacar duas variantes do vírus ao mesmo tempo, acaba de ser aprovada para uso no Reino Unido. A autorização, que foi anunciada nesta segunda-feira em um comunicado no site do governo, é a primeira no mundo dada a um imunizante bivalente – tudo após uma série de testes indicarem sua eficácia.

Vacina bivalente da Moderna protege contra cepa original da Covid-19 e contra a ômicron
wildpixel/Getty Images/iStockphoto

Segundo um comunicado do governo do Reino Unido, a decisão de aprovar a vacina bivalente foi da Agência Reguladora de Remédios e Produtos de Saúde (MHRA, órgão semelhante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa), que analisou as evidências científicas. De acordo com eles, testes clínicos mostraram que a vacina gera boa resposta do sistema imunológico contra ambas as variantes (incluindo até as subvariantes da ômicron: BA.4 e BA.5).

Agora, a vacina bivalente da Moderna será aplicada como dose de reforço em adultos no Reino Unido – que receberão de forma conjunta 25 microgramas de imunizante contra a variante original do novo coronavírus e 25 microgramas de imunizante contra a ômicron. Isso, segundo o governo, não representa o fim da “primeira geração” de vacinas, que seguem importantes contra a Covid-19.

“As vacinas de primeira geração contra Covid-19 que estão sendo usadas no Reino Unido continuam gerando uma proteção importante contra a doença e salvam vidas. O que esta vacina bivalente nos dá é uma ferramenta aperfeiçoada para nosso arsenal, ajudando a nos proteger contra a doença conforme o vírus continua a evoluir”, explicou a farmacologista June Raine, diretora-executiva da MHRA.

Covid-19: informações importantes