Reação de Marília Mendonça ao DIU é uma das mais comuns: entenda

https://www.instagram.com/p/CMFtS_cn0uC/

Marília Mendonça usou as redes sociais para falar sobre uma reação adversa que notou após a colocação do DIU (dispositivo intrauterino contraceptivo). A cantora reclamou da quantidade de espinhas que vêm aparecendo em seu rosto desde o implante.

No fim do ano passado, a artista já havia reclamado sobre o aparecimento das espinhas, mas afinal, o DIU pode causar acne?

Marília Mendonça reclama sobre acne

Nos Stories do Instagram, Marília Mendonça mostrou algumas espinhas que surgiram em seu rosto e disse que desde que colocou o DIU Mirena (hormonal), começou a ter acne.

https://www.instagram.com/p/CLKQZd4nOxC/

“Seca uma e nascem oito. Não paro de ter espinha. Eu uso DIU por motivos de fluxo, e [a acne] não para”, desabafou a cantora.

Marília ainda disse que está cuidando da alimentação e da pele com produtos especiais para evitar as espinhas, mas mesmo assim, não está dando certo.

“Minha pele, mesmo cuidando direitinho, fazendo tudo certinho, todos os protocolos, não para. Ah, e cuidando da alimentação também, e bebendo muita água, porque eu bebo água o dia inteiro”, disse.

https://www.instagram.com/p/CJlaYXtnqAf/

Essa não é a primeira vez que a artista reclama das espinhas. Em novembro do ano passado, ela falou sobre o problema no Twitter:

“A tal da mulher sofre mesmo, né? Tô usando vários produtos pra conter o estrago que o uso do Mirena tá me causando com relação às espinhas. Pior que nem tenho como trocar… meu fluxo é altíssimo!”, escreveu na rede social.

DIU pode causar acne?

A reclamação de Marília Mendonça sobre o surgimento de acne após a colocação do DIU não é algo exclusivo. Várias outras mulheres relatam o aparecimento de espinhas após o implante intrauterino.

A acne é uma das queixas mas comuns entre as mulheres que colocam o DIU, entretanto, a causa geralmente não é o dispositivo em si, segundo a Febrasgo.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) afirma que a queixa sobre o surgimento da acne após a colocação do DIU é mais frequente entre as mulheres que trocam o anticoncepcional por qualquer tipo de LARC (Contraceptivo Reversível de Ação Prolongada em português), que são DIU de cobre, o DIU hormonal ou SIU (sistema intrauterino) e o implante subdérmico.

“A pílula tem efeitos na melhora da acne, muitas vezes a mulher que para de tomar a pílula tem a sensação que sua pele piorou. Ou seja, o LARC não causa a acne, apenas deixa a pele como era sem o uso de hormônios”, explica a Febrasgo.

A federação ainda esclarece que é raro o surgimento de espinhas em mulheres que não utilizavam o anticoncepcional antes de coloca o DIU e que quando isso acontece, “costumam ser quadro leves e transitórios”.

DIU: tudo o que você precisa saber