Relatório médico de Raquel Brito revela episódio súbito que exigiu saída de reality: quando procurar um médico?

por | out 8, 2024 | Saúde

Ex-peoa teve um mal-estar marcado por dor no peito, sintoma que pode estar ligado tanto a condições corriqueiras quanto a quadros mais graves – e, abaixo, te ensinamos a diferenciar

Recentemente, Raquel Brito deixou o reality “A Fazenda 16” devido recomendações médicas. Após atendimento, ela segue sob os cuidados de especialistas – e, segundo a equipe responsável, tudo aconteceu devido a dor torácica, algo que pode indicar desde problemas simples quanto graves.

Raquel Brito teve dor no peito em “A Fazenda”

(Crédito: Reprodução/Instagram @raquelbritoofc)

Após a saída de Raquel Brito de “A Fazenda” (Record TV), a equipe médica do programa divulgou detalhes do que aconteceu e do estado atual da ex-peoa. A irmã de Davi Brito, campeão do BBB 24, passou mal após a Prova de Fogo do último domingo (6) e foi prontamente encaminhada para atendimento.

“A participante Raquel Brito Santos de Oliveira apresentou episódio súbito de dor torácica. Está passando por exames laboratoriais e de imagem, recebendo tratamento medicamentoso e necessita permanecer em repouso e hospitalizada neste momento”, disse o comunicado assinado pelo cardiologista Leandro Santini Echenique, médico do programa.

Dor no peito
Raquel Brito passou mal em “A Fazenda” (Crédito: Reprodução/Instagram @raquelbritoofc)

Ao compartilhar a nota, a equipe de Raquel também explicou como ela está. “Raquel apresentou uma dor torácica, o que levou à necessidade de atendimento médico e exames de investigação desse sintoma. […] Ela está sendo assistida por uma equipe médica qualificada. Reforçamos que as informações serão divulgadas à medida que forem disponibilizadas pela equipe responsável”, afirmou a postagem no perfil oficial da ex-peoa.

Nem a equipe de Raquel nem os médicos revelaram o que causou a dor torácica, mas um dia antes da divulgação do boletim médico, já haviam desmentido os principais neurônios. Segundo a equipe da ex-peoa, ela não infartou, não está intubada e também não está grávida.

Dor no peito: o que pode ser?

Dor no peito
Raquel Brito passou mal em “A Fazenda” (Crédito: Reprodução/Instagram @raquelbritoofc)

De acordo com o NHS, serviço público de saúde do Reino Unido, a maior parte dos casos de dor no peito não está relacionada a algo grave. Ainda assim, devido à possibilidade da causa ser, por exemplo, um infarto, é importante observar suas características e, em algumas situações, investigá-la.

Segundo informações desse serviço, as possíveis causas de dor no peito incluem:

  • Azia ou indigestão;
  • Distensão muscular;
  • Crises de condições psicológicas como ansiedade, depressão e pânico;
  • Pneumonia;
  • Infarto;
  • Pericardite.

Quando a dor torácica é preocupante?

Dor no peito
Raquel Brito passou mal em “A Fazenda” (Crédito: Reprodução/Instagram @raquelbritoofc)

Qualquer dor no peito que persiste e incomoda deve ser devidamente investigada por profissionais capacitados. Ainda assim, outros sintomas ou o contexto das dores podem dizer muito sobre o quadro ser ou não preocupante.

Por exemplo: quando a dor no peito acontece após uma refeição e é acompanhada de refluxo e gosto ruim na boca, é mais provável que seja algo digestivo. Se o sintoma começa após um exercício físico que exige muito dos músculos torácicos, a maior suspeita é de causas musculares. Já se a dor ocorre em meio a pensamentos repetitivos e sensação de ansiedade, pode se tratar de um ataque de pânico. Por fim, a presença de tosse e catarro indicam problemas respiratórios.

Quando a dor no peito começa repentinamente, é persistente, surge sem um contexto alimentar ou respiratório, se espalha para áreas como braço e pescoço ou vem acompanhada por sintomas como tontura e falta de ar, o quadro consiste em uma emergência médica.

Saúde