Quem toma anticoncepcional tem dia fértil?

O período fértil costuma ser controlado por muitas mulheres que querem prevenir ou planejar uma gravidez. Mas será que mulheres que utilizam a pílula anticoncepcional também possuem essa data na agenda do organismo?

Ovulação

A ovulação é um processo natural, pertencente ao ciclo menstrual de qualquer mulher. É nele que o folículo ovariano é rompido, liberando o óvulo (célula reprodutiva feminina) para que encontre o espermatozóide (célula reprodutiva masculina) e ocorra a fecundação.

shutterstock

Conforme o diretor médico do Centro de Medicina Reprodutiva Huntington, Dr. Márcio Coslovsky, quando o óvulo é “liberado”, ele viaja pelas trompas em direção ao útero. Se for fecundado, ele se implanta no útero, num período que varia de seis a 12 dias de sua liberação, dando início à gravidez. Caso contrário, o óvulo se degrada em 24 horas e, ao fim de alguns dias, ocorre a menstruação.

Anticoncepcional e período fértil

ShutterStock

A ovulação é como o marco zero do período fértil, que costuma se começar um dia antes da ovulação e dura até quatro dias depois. A pílula anticoncepcional à base de hormônio inibe a ovulação ou seja, quando a mulher toma a pílula ela não ovula. Considerando que o período fértil contempla as mudanças no organismo da mulher durante a ovulação, quando não há ovulação, não existe período fértil.

Ovulação e período fértil