Quem tem SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) NÃO pode deixar de comer isto

Causada por um desequilíbrio hormonal, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma desordem endócrina que interfere no processo de ovulação, leva à formação de cistos que não desaparecem após o ciclo menstrual e altera a estrutura do ovário.

A condição faz com que o ovário fique até três vezes mais largo do que o normal e, em casos mais graves, pode causar infertilidade. Estima-se que a SOP afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil.

Ômega 3 para Síndrome dos Ovários Policísticos

Em seu perfil no Instagram, a ginecologista Luciana Deister afirma que estudos recentes apontam que alimentos ricos em ômega 3 podem ajudar no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos.

De acordo com a médica, o papel anti-inflamatório do ômega 3 auxiliaria a regular a atividade imunológica, as transformações celulares e a ovulação, melhorando assim a formação dos microcistos, que acontece devido à agressão dos fatores oxidantes e da resistência insulínica, característicos da doença.

Além disso, segundo a profissional, o ômega 3 também participa da inibição da cascata enzimática envolvida na produção de prostaglandinas (substâncias pró-inflamatórias), que estão presentes em altas concentrações nos quadros de SOP.

O ômega 3 ajuda a melhorar a fluidez do sangue, reduz riscos de aterosclerose, diminui níveis de triglicérides e de colesterol ruim, além de atuar na formação do colesterol bom. O consumo regular da gordura poderia até mesmo reduzir em 10% risco de morte por infarto.

Existe uma grande variedade de alimentos com ômega 3 que você pode consumir diariamente, como castanhas, peixes de águas frias, linhaça e óleos de soja e canola. É recomendado consumir seis gramas por dia, divididas em três porções.

https://www.instagram.com/p/BrRAF5PlRGM/

Câncer de ovário