Você pode imaginar que a produção de óvulos na mulher ocorre a partir da puberdade, juntamente com todas as mudanças que ocorrem no corpo feminino durante o período, incluindo a primeira menstruação. No entanto, a verdade é que o feto feminino é quem possui a maior quantidade de óvulos de toda a vida. Durante a 16ª e 20ª semana de gestação, o feto tem cerca de 7 milhões de óvulos que são perdidos durante a vida até a menopausa.
Leia também:
É possível engravidar se ele ejaculou fora?
É possível engravidar com DIU?
É possível engravidar na primeira transa?

No início da puberdade, a jovem já contabiliza um estoque de cerca de 500 mil óvulos e, durante os 30 e 40 anos seguintes, uma média de 500 óvulos serão selecionados naturalmente para serem ovulados. Um pouco antes da menopausa, nos últimos 10 anos de vida reprodutiva, a perda de óvulos ocorre de forma mais acelerada.
Os números variam de mulher para mulher e a quantidade de óvulos perdida durante a vida geralmente é definida por uma questão hereditária. Apesar do avanço da medicina, ainda não existem tratamentos de reposição e o congelamento de óvulos costuma ser uma opção, por exemplo, para mulheres que apresentam menopausa precoce.