Os inúmeros malefícios à saúde provocados pelo cigarro já são comprovados e bastante conhecidos, mas você sabia, por exemplo, que fumar apenas 1 cigarro por dia já dispara risco de derrame e infarto?
Além dos pulmões, o coração é um dos órgãos mais afetados pelo tabagismo.
Doenças cardiovasculares como trombose e derrame cerebral também sofrem influência direta do tabaco.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 45% das mortes de pessoas que tem menos de 65 anos e sofreram infarto agudo do miocárdio são atribuídas ao cigarro.
Coração se recupera ao parar de fumar?
Estudos apontam que, em um 1 ano, a pessoa que abandonou o cigarro tem seu risco de morte por doença cardiovascular diminuído pela metade. O tempo que o órgão leva para se recuperar totalmente, no entanto, é bem maior.
Um trabalho científico apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, feito com 150 fumantes, mostrou as relações entre o abandono do cigarro e a capacidade que o coração tem de compensar os efeitos deletérios e apontou que apenas depois de um período entre 10 ou 15 anos o indivíduo que parou de fumar terá seu coração totalmente recuperado.
Outro dado relevante apresentado pelo estudo é que não há grande diferença para quem fuma socialmente e para quem fuma diariamente. Não importa a quantidade de cigarros fumados, o tempo de recuperação do coração e obtenção de seus benefícios são os mesmos.
Por outro lado, os pesquisadores acreditam que, o quanto antes a pessoa deixar de fumar, maiores serão as chances de uma recuperação mais rápida.
O Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é líder mundial no controle do tabagismo, mas o cigarro ainda provoca a morte de 156 mil brasileiros ao ano, segundo pesquisa do INCA.
Por que você precisa parar de fumar
- Tóxicos do cigarro afetam até quem não fuma ou não se expõe à fumaça
- Não é apenas aos pulmões: entenda dano que o cigarro causa aos ouvidos
- Cigarro light faz mais mal do que o normal e causa tipo comum de câncer