Beber álcool em excesso favorece a anemia, doenças cardiovasculares, câncer e até mesmo o desenvolvimento de demência. Portanto, se você abusar desse tipo de bebida, sua expectativa de vida é encurtada. Mas é sabido também que o consumo moderado, além de ser seguro, pode ser até benéfico.
Mas, afinal, qual é a quantidade aceitável para aqueles que gostam de beber e também prezam pela saúde?
Beber álcool encurta sua vida
Para o estudo, os pesquisadores combinaram dados em larga escala de 19 países. Entre os 83 estudos levados em conta, estava a informação de mais de meio milhão de pessoas que tomam bebidas alcoólicas. Com base nisso, eles tentaram descobrir quantos anos sua vida encurta com consumo frequente de álcool.
Qual é a quantidade segura?
Segundo o estudo, beber até 100 gramas de álcool por semana é seguro. Se você consumir mais do que isso, começa a desenvolver maiores chances de sofrer derrames, aneurismas e insuficiência cardíaca.
“Nosso estudo mostra que, entre pessoas que tomam bebida alcoólica com frequência, o limite ideal para não comprometer a saúde é de aproximadamente 100 gramas por semana”, diz o documento, publicado na revista médica Lancet.
Até 100 gramas de álcool por semana é bom
Para você ter uma ideia, 100 gramas de álcool é o que traz 1 litro de vinho com 12,5% de álcool, segundo o Wine in Moderation. Ou seja, até 1 litro de vinho por semana é o limite saudável.
Por outro lado, se você é mais fã de cerveja, os números são semelhantes: até 1 litro por semana é bom. No caso de rum, conhaque ou uísque, o número é reduzido para meio litro porque o teor alcoólico dessas bebidas é maior.
Efeitos do álcool
- Álcool no corpo: excesso causa demência, pancreatite, infertilidade e mais|
- Quanto tempo dura o álcool no sangue?
- Por que o álcool atrapalha o emagrecimento?
Original Author: Rodrigo Zeballos Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/rodrigo-zeballos
Original ID value: 200068
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/200068/cuanto-alcohol-puedes-beber-sin-acortar-tu-vida-la-ciencia-lo-revela