Quantas calorias tem um ovo? Quais são as propriedades da gema e da clara?

por | jun 30, 2016 | Saúde

Há muito tempo, o ovo não é mais considerada uma ameaça para a dieta. Muito pelo contrário, por ser um alimento completo, as poucas calorias que fornece quando é consumido cozido são irrisórias em comparação ao  valor nutricional do ovo e seu poder de saciedade.

Leia também:
Gema do ovo faz mal? Engorda?
Receitas com ovo fáceis de fazer
Ovo previne doenças, envelhecimento e melhora o colesterol

O alimento é muito rico em proteína (6,5 gramas por ovo) e possui 13 vitaminas essenciais, como por exemplo todas as do complexo B, e é uma das raras fontes de vitamina D. Além disso, o ovo também possui minerais, como magnésio, selênio, zinco, ferro, cobre e cálcio (antioxidantes), manganês, fósforo e sódio.

Também é rico em colina, um nutriente que promove a saúde de neurônios ligados à memorização e ainda, nas gestantes, reduz os riscos de má formação do feto.

Ovo engorda ou é calórico?

Um ovo cru tem pouco mais de 70 calorias, o mesmo de um bife de 50 gramas de filé mignon cru ou uma bolacha recheada. Apenas 37,4% das gorduras de um ovo são consideradas ruins (ou saturadas), 46% são monoinsaturadas (como azeite de oliva, por exemplo) e 16%, poli-insaturadas (como Ômega-3 e 6).

A melhor forma de prepará-lo é cozido em água. Quando frito, suas calorias sobem para 100, já que há um aumento de cerca de 40% de gordura.

Não é nenhuma novidade que o ovo pode ajudar a emagrecer. O hábito de consumi-lo pela manhã é uma estratégia eficiente adotada na dieta, segundo estudo da Universidade do Estado da Louisiana.

Os pesquisadores dividiram 152 pessoas em dois grupos: um ingeriu dois ovos pela manhã e, o outro, um bagel (pão de farinha branca). Depois de oito semanas, a perda de peso entre os que comeram ovo foi de 65%. O índice de redução da circunferência abdominal foi 34% maior, assim como a redução de gordura, 16% maior.

Gema x clara

Na gema do ovo é onde está a maior parte dos seus componentes: sais minerais, proteínas, lípidos e vitaminas. Os ovos com uma gema de cor mais forte destacam o tipo de alimentação que a galinha teve, se à base de milho e legumes ou rações preparadas.

As propriedades da clara são bem menores do que as propriedades da gema, no entanto, quase metade das proteínas do ovo (6,5g no total) se encontram na nela (3,8g). Como a outra porção (quase 50%) está na gema (2,7g), não faz muito sentido descartar a parte mais amarela do ovo em busca do maior teor de proteínas. Esse é um mito de academia, já que o alimento inteiro é uma excelente fonte de proteína, pois reúne sozinho todos os aminoácidos essenciais.

Ovo aumenta o colesterol?

Outro mito. Saiba que 70% do colesterol sanguíneo é produzido pelo nosso próprio fígado, e fatores como predisposição genética, obesidade, tabagismo, sedentarismo e ingestão reduzida de fibras têm maior influência para o aumento das taxas no sangue do que a quantidade de colesterol ingerida através dos alimentos.

Ovos são cheios de hormônio?

Em tese, nenhum tipo de ovo contém hormônio. O uso de hormônio, além de proibido pela legislação brasileira e fiscalizado pelos órgãos competentes, não tem qualquer utilidade na avicultura de postura de ovos, por inviabilidade técnica e produtiva. O uso de hormônio nesse tipo de criação não teria qualquer efeito prático.